Pimenta: a tempestade serial de Mâncio Lima, o calor mortal e os debates em NY

Foto: Prefeitura de Mâncio Lima

“Trigédia”

O Governo do Estado permanece em Mâncio Lima com suas equipes das Secretarias de Obras, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Educação, Produção, Transportes e Defesa Civil prestando assistência às 660 famílias desabrigadas por temporais que devastaram a cidade nos dias 4, 10 e 13 de setembro. Sim, quem disse que raio não cai duas vezes no mesmo local? Foi uma tragédia em série nunca registrada na história deste ou de qualquer outro município acreano, segundo seu Osmar, o seringueiro que virou zelador do edifício Palermo e morre de medo de trovoada. Osmar conta que há 60 anos, nesta época, fazia tanto frio na mata que os bichos corriam atrás de clareira em busca de sol e sal da terra e lá encontravam as cartucheiras e os cachorros.

Só rezando

“Árvores arrancadas pela raiz, telhados voando a cem metros de distância, louças, móveis e eletrodomésticos espalhados pela propriedade”. Este é o cenário descrito pelo repórter Jenildo Cavalcante, da Prefeitura de Mâncio Lima. “Quando passou (o temporal) abri os olhos a casa estava toda descoberta, antena jogada no campo e as árvores reviradas. Foram momentos de desespero e aflição, fiquei sem chão e só rezando para que o pior não acontecesse comigo”, relatou uma das vítimas.

Totão

A tradicional Festa do Coco de Mâncio Lima foi suspensa não apenas em solidariedade às vítimas, mas também porque o Complexo Esportivo Totão está entre as obras destruídas pelos temporais. “A cobertura do palco foi retorcida e a estrutura de aço que sustentava a cobertura veio abaixo, causando um prejuízo de mais de R$ 300 mil. Ao redor do complexo, dezenas de casas foram destelhadas. O bairro São Vidal foi um dos mais atingidos”, informa o repórter Jenildo Cavalcante. Além do governo do Estado, a bancada federal do Acre também está em busca de ajuda para o prefeito Isaac Lima.

Semana do Clima

A tragédia de Mâncio Lima aconteceu nos dias que antecederam à realização da 15ª Semana do Clima, que teve início domingo (17), e vai até domingo que vem (24), na Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque (EUA). O governador Gladson Cameli e comitiva participam do evento que reúne líderes e ativistas da agenda ambiental de todo o mundo. “Uma reunião muito importante para discutir sobre as mudanças climáticas e programar ações que reduzam os impactos climáticos na vida das pessoas”, descreveu Gladson em publicação nas redes sociais. A ministra Marina Silva e os governadores Helder Barbalho, do Pará, e Renato Casagrande, do Espírito Santo, também participam do evento.

Os chefes

As discussões sobre o clima em Nova Iorque ocorrem simultaneamente a eventos paralelos dedicados a mesma causa entre os quais uma palestra do cacique acreano Tashka Yawanawa e sua esposa Laura a um grupo de magnatas nesta terça-feira (19), mesmo dia em que o presidente Lula faz o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. Lula vai cobrar mais uma vez dinheiro prometido por países do G7 para proteger a floresta e Tashka vai falar sobre a importância dos povos indígenas na proteção da floresta.

Financiamento

Lula cobra os sete países mais ricos e Tashka fala para seis bilionários financiadores da ONG Conservação Internacional: o ator Harrison Ford; a rainha Noor, da Jordânia, quarta esposa e viúva do rei Hussein; o cofundador da Intel, Gordon Moore, o ex-diretor-presidente da rede Starbucks, Orin Smith, Rob Walton da Wal-Mart e o magnata da mídia Barry Diller. Assim sendo, Nova Iorque tem muito a render nesta semana que promete ser a mais quente de nossas vidas.

Fatal

De acordo com a empresa MetSul Meteorologia, o Brasil terá uma onda de calor excepcional nesta semana com temperaturas chegando a 45 graus e oferecendo risco de vida. “Onda de calor que foge ao normal atingirá grande parte do país com marcas extremas e possivelmente recordes em alguns estados”, alerta. Portanto, para quem reclamava do calor lá atrás, esta semana promete ser a mais infernal da história brasileira.

Mato Grosso

Por incrível que pareça, o Acre não está entre os estados que serão mais impactados pelo caloraço. A massa de ar quente vai alcançar marcas perto ou acima de 40ºC, estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas em particular na região do Pantanal e proximidades.

Dever de casa

Se for questionado durante sua apresentação nos debates da Semana do Clima em Nova Iorque, o governador Gladson Cameli poderá contar que o Acre reduziu em 66% o número de focos de queimadas na primeira quinzena de setembro de 2023, se comparado com o mesmo período no ano passado. Os dados foram mapeados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e baseados no levantamento do Programa Queimadas (BDQueimadas) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Sem comemoração

A secretária de Meio Ambiente, Julie Messias, que acompanha o governador Gladson Cameli na Cúpula do Clima do Brasil em Nova Iorque, explica que os resultados são positivos, já que o mês de setembro é o considerado mais crítico em relação aos focos de queimadas devido à estiagem. “Essa união dos órgãos é fundamental para que os resultados cheguem. Quero aqui enaltecer a atuação do Corpo de Bombeiros e demais atores que estão unidos nesse enfrentamento. Mas, não estamos em um momento de comemoração. Esse é um período crítico onde estamos atuando no combate, conscientização e enfrentamento”, disse.

ONGs

A Agência Senado informa que CPI das ONGs, que tem relatoria do Marcio Bittar (União) volta a se reunir na terça-feira (19), quando ouvirá mais duas diretoras de ONGs que atuam na região amazônica. São elas Ritaumaria Pereira, diretora do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e Suzana Pádua, diretora do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). A reunião começa a partir das 10h segundo informa a Agência Senado.

SOS Amazônia

Por iniciativa do relator da CPI das ONGS, senador Marcio Bittar (União-AC), o colegiado poderá aprovar na terça-feira a solicitação de informações sobre as relações do governo do Acre com a ONG SOS Amazônia. Bittar pede que o governador do Acre, Gladson Camelli, envie toda a documentação disponível sobre repasses de recursos do governo estadual à SOS Amazônia entre 2002 e 2022. Também pede cópias de todas as prestações de contas apresentadas pela SOS Amazônia entre 2002 e 2022, referentes aos recursos recebidos do governo acreano. Segundo Bittar, a ONG já recebeu R$ 2 milhões do governo estadual.

ICMBio

Também por iniciativa de Bittar, a CPI pode aprovar na terça-feira uma oitiva com o diretor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Garo Batmanian. O objetivo é esclarecer sobre a atuação de ONGs no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Já por iniciativa do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), poderá ser aprovada a oitiva com Mauro Pires, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O objetivo é que Pires fale sobre as relações do ICMBio com as ONGs e também sobre recursos de origem externa recebidos pela instituição.

ONU

Também cumprindo agenda internacional, mas em Genebra, na Suiça, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, já está de volta. Gonzaga e a diretora da Escola do Legislativo, Rachel Farias, participaram da 6ª Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) realizada na sede europeia da ONU, onde demonstram o projeto Jovem Parlamentar Acreano.

Frutos

“Eu e o presidente Luiz Gonzaga apresentamos um relatório de experiência para fornecimento de cooperação. É um orgulho muito grande representar o Norte neste evento. Apresentamos aqui na ONU o projeto ‘Jovem Parlamentar Acreano’ que é um projeto que oportuniza jovens estudantes a terem uma vivência parlamentar na Aleac. Estamos aqui colhendo frutos desse trabalho voltado para a educação cidadã no Acre”, disse Rachel Farias.

Sena/China

Embarcando na onda da política internacional, o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim e a esposa, deputada federal Meire Serafim, se reuniram sábado (16), com o diretor de Relações Internacionais, Marcelo Bestetti, e o advogado Giordano Simplício, na Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil – China em São Paulo. “Pudemos discutir diversas questões relacionadas aos investimentos chineses no Brasil, especialmente no estado do Acre e para nosso município Sena Madureira”, comentou Meire.

Copa

Antes de tratar de negócios com a China, Meire e Mazinho Serafim estiveram sexta-feira (15), com o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, e o secretário de Esporte de São Paulo, Carlos Vianna (Cacá) “Tratamos sobre a participação do EC Sena Madureira, na Copa São Paulo de Futebol Júnior, após conquistarmos o título do Campeonato Acreano de Futebol Sub-20. O Presidente e o Secretário foram muitos receptivos, ouvindo atentamente a nossa pauta, e nos orientando à falar com o Presidente da CBF, Edinaldo Rodrigues. Estamos confiantes na presença do nosso time na competição, somos os atuais campeões Acreanos”, lembrou Meire.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost