16 de fevereiro de 2024

Bancos, Correios, INSS, Bolsa: o que abre e o que fecha no feriado

Bancos, Correios e agências do INSS ficarão fechados no feriado da Proclamação da República, assim como a Bolsa de Valores

Parte externa do prédio da previdência social (INSS) - Metrópoles

Hugo Barreto/Metrópoles

Celebrado nesta quarta-feira (15/11), o feriado da Proclamação da República vai alterar o funcionamento de uma série de estabelecimentos comerciais e de serviços, além do atendimento em repartições públicas.

Veja o que abre e o que fecha no dia 15 de novembro:

Bancos

De acordo com informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não vão funcionar no dia 15.

Os clientes podem utilizar normalmente os caixas eletrônicos, assim como os aplicativos dos bancos e o internet banking.

Contas cujo vencimento está programado para o dia 15 poderão ser pagas na quinta-feira (16/11).

Correios

As agências dos Correios também não vão abrir na quarta-feira. O funcionamento normal será retomado no dia seguinte.

Os clientes poderão utilizar a seção “Fale Conosco” do site, além do atendimento automatizado pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores do Brasil (B3), sediada em São Paulo, não vai funcionar no dia 15.

De acordo com a B3, não haverá nenhuma negociação nos mercados de renda variável, de títulos do agronegócio ou de títulos públicos.

As atividades da Bolsa serão retomadas normalmente no dia 16 de novembro.

Como o Metrópoles noticiou, a Bolsa brasileira vai operar normalmente no dia 20 de novembro (segunda-feira da próxima semana), feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado em várias regiões do país.

A decisão segue o que foi adotado pela Bolsa de Valores no ano passado, com a manutenção da operação regular nos mercados em dias de feriados regionais.

O Dia da Consciência Negra é um feriado adotado por cerca de 1,2 mil municípios de seis estados do Brasil: São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Já a Proclamação da República é um feriado nacional.

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também ficarão fechadas no dia 15 de novembro.

O telefone 135 estará disponível apenas de forma automatizada, sem atendentes. As atividades serão retomadas no dia 16.

Lotéricas

De acordo com a Caixa Econômica Federal, caberá aos donos de cada lotérica decidir se abrem ou não. No dia 16, o funcionamento será normal.

PUBLICIDADE