17 de abril de 2024

Oncologista alerta para os tipos de câncer mais comuns em homens e mulheres no Acre

Câncer é o nome dado ao conjunto de mais de 100 doenças que consistem no crescimento desordenado de células

O Dia 4 de fevereiro foi instituído como o Dia Mundial do Câncer, data criada em 2005 a partir de uma iniciativa global organizada em, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), e apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade para disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer/ Foto: Reprodução

Câncer é o nome dado ao conjunto de mais de 100 doenças que consistem no crescimento desordenado de células, que invadem órgãos e tecidos, se dividindo rapidamente, de formas agressivas e incontroláveis, formando tumores que podem se espalhar para demais regiões do corpo.

No Acre, os tipos de câncer mais frequentes são o câncer de colo uterino e câncer de mama, em mulheres. Já em homens, o tipo de câncer mais comum tem sido o de Próstata, segundo a médica Oncologista Sergiane Gadelha, que em conversa com o ContilNet, falou um pouco mais sobre o assunto.

A médica falou sobre os principais tipos de câncer no Acre/ Foto: Juan Diaz/ ContilNet

“No homem continua a prevalência de câncer de próstata, como em todo o Brasil, é o câncer mais comum no sexo masculino. Nas mulheres, há uma discrepância, temos o câncer de mama, que é o primeiro. Mas no Acre, particularmente, há o câncer de colo uterino. Tem anos que o câncer de mama é mais frequente, em outros temos o câncer de colo uterino”, explica.

A médica, que atua na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital do Câncer, ressaltou a importância de se está atento aos sinais que o corpo possa dar a cerca de uma possível doença.

“As mulheres devem fazer o preventivo assim que iniciam as atividades sexuais, pelo menos a cada dois anos, caso tenha alguma alteração, pode fazer o exame em menor período de tempo. Não deixar de fazer os exames de mama a partir dos 40 anos de idade, ou até antes, caso a paciente tenha algum histórico familiar”, reforçou.

No caso dos homens, a oncologista reafirmou a importância da realização do exame de próstata.

“No homem, orientamos a fazer o exame de próstata, em caso de alguma alteração, deve fazer o toque retal, assim como demais exames necessários para investigação, a partir dos 40 anos de idade também”, destaca.

No Acre, o Hospital do Câncer recebe por semana, em média 600 pacientes que buscam tratamento na unidade, nos mais diversos serviços, como a  radioterapia, quimioterapia, psicologia, dentre outros.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost