21 de abril de 2024

Unir reforça segurança em campus após intervenção do MPF

Medidas são tomadas para coibir crimes e garantir proteção à comunidade acadêmica em Rondônia

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) intensificou suas ações de segurança no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, em resposta a preocupações levantadas pelo Ministério Público Federal (MPF). Relatos de importunação sexual e furtos motivaram a instituição a implementar medidas preventivas.

Após o MPF instaurar um procedimento para avaliar a estrutura de vigilância do campus, a Unir se reuniu com representantes do órgão, onde expôs detalhes sobre suas iniciativas de segurança. Uma delas envolveu a transferência temporária do curso de Direito para o formato virtual, devido a questões de segurança e infraestrutura.

A necessidade de reforço policial também foi discutida, resultando no aumento das rondas realizadas pelo Batalhão de Polícia Militar e na presença da Patrulha Maria da Penha no local. Além disso, a colaboração da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) no monitoramento da segurança da Unir foi solicitada.

Respondendo às demandas do MPF, a Polícia Militar informou que os campi da Unir recebem policiamento regular, com visitas aleatórias ao menos três vezes por semana. Quanto ao videomonitoramento, a universidade contratou uma empresa para fornecer serviços de vigilância eletrônica, incluindo a instalação de câmeras e totens com sistemas de alerta e botões de emergência.

Em relação às deficiências estruturais, a Unir realizou ações de manutenção em todo o campus de Porto Velho e nos campi do interior, além de estabelecer um novo contrato de manutenção preventiva e corretiva para o ano de 2024.

Após avaliação das medidas adotadas, o MPF determinou o arquivamento do procedimento, considerando que as ações da Unir foram suficientes para abordar as questões de segurança identificadas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost