28 de maio de 2024

Novo chip de celular poderá armazenar duas linhas de uma vez só

O chip, que ainda não possui previsão de lançamento, permite o uso de duas redes telefônicas de maneira alternada, detectando automaticamente quando a internet cair

O rSIM é o novo chip que promete revolucionar o mercado mobile. A inovação de suportar duas linhas telefônicas num único chip foi divulgada pelo grupo CSL (empresa de telecomunicações de Hong Kong) na MWC (Mobile World Congress) 2024 — que aconteceu no fim de fevereiro. O chip está sendo desenvolvido numa parceria do grupo CSL com as empresas Deutsche Telekom IoT e Tele2 Iot. O “r” do nome do chip vem de “resiliente”, da resiliência de suportar dois números que diferencia o rSIM no mercado.

A tecnologia já está patenteada ou em processo de patenteamento em 14 países ao redor do mundo, e entre estes estão Brasil, Estados Unidos, China e Reino Unido. Além de suportar duas linhas telefônicas em único SIM (possibilitando até quatro números diferentes em celulares com suporte a dual SIM), a empresa também promete que o chip monitore a velocidade de conexão das linhas em tempo real. Esta tende a ser uma função interessante já que, se uma rede está fora de área ou com baixa velocidade de internet, o rSIM se conectará automaticamente a outra rede que esteja mais forte.

avançados o suficiente para conterem duas linhas simultaneamente. No entanto, nem todos os smartphones possuem suporte a este tipo de chip — que não é removível. O eSIM também não muda automaticamente de rede.

 rSIM mostra um possível design baseado na cor verde — Foto: Divulgação/rSIM

rSIM mostra um possível design baseado na cor verde — Foto: Divulgação/rSIM

Quando será lançado?

Até o momento não se sabe quando o rSIM chegará ao mercado mobile, mas muito provavelmente o lançamento ainda demorará alguns anos. No momento, o grupo CSL tem planos de que até o próximo ano o rSIM esteja de acordo com o SGP.32 — última norma técnica com regulamentações da área. Este movimento facilitaria os planos da empresa de lançar o rSIM mundialmente o quanto antes.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost