13 de abril de 2024

1° de abril no Google: relembre as maiores pegadinhas do buscador

Quem caiu, caiu! De Wi-Fi grátis pela descarga a Google Play para pets, confira algumas pegadinhas históricas feitas pelo Google para comemorar o primeiro de abril

Não é só com amigos e familiares que é preciso ter cuidado neste primeiro de abril. O Google também adora aproveitar a data para aplicar pegadinhas em seus usuários. Em 2007, a empresa lançou um suposto programa que usava o sistema de esgoto do vaso sanitário para oferecer Wi-Fi de graça. Anos depois, foi publicado um vídeo apresentando um “gnomo de jardim inteligente”, projetado para ajudar os usuários nas tarefas ao ar livre. É claro que nenhum desses serviços é verdadeiro, mas as pegadinhas do Google são tão elaboradas que é preciso estar atento para não ser enganado. A seguir, confira essas e outras brincadeiras criadas pelo Google para comemorar o 1° de abril.

Reprodução/Freepik/wayhomestudio

1. Google TiSP (Toilet Internet Service Provider)

Essa é uma das pegadinhas mais clássicas do Google. Ao acessar o buscador, os usuários encontravam um link para um novo serviço de Wi-Fi grátis. A página apresentava o TiSP, sigla para Toilet Internet Service Provider (provedor de serviços de internet em vasos sanitários, em tradução livre), que prometia oferecer um sistema funcional que usava as redes de esgoto para conduzir os cabos de fibra óptica.

O Google TiSP oferece internet gratuita através dos esgotos — Foto: Divulgação/Google

O Google TiSP oferece internet gratuita através dos esgotos — Foto: Divulgação/Google

Ao se cadastrar, o usuário receberia um kit de autoinstalação, que incluia um manual, cabos resistentes à água, suporte, roteador sem fio e CD de instalação. A Google divulgou ainda um tutorial com passo a passo ilustrado para instalar o TiSP, ensinando a passar o cabo pelo sanitário e instalar o “patenteado sistema GFlush™”, que era ativado através da descarga. O manual é muito bem elaborado, com vários termos técnicos que o fazem parecer real, mesmo que seja um recurso bem absurdo.

2. Google Gnome: o assistente de voz para o jardim

Google Gnome foi outro produto “lançado” para brincar com os clientes. O dispositivo era um “duende de jardim inteligente”, projetado para ser usado do lado de fora da casa. A ferramenta fazia uma brincadeira com o Google Home (hoje chamado de Google Nest), que são caixas de som inteligentes que conseguem responder perguntas e realizar diversas ações, como ativar outros dispositivos conectados.

Google Gnome é o assistente virtual de jardim — Foto: Reprodução/Youtube
Google Gnome é o assistente virtual de jardim — Foto: Reprodução/Youtube

Na propaganda lançada para divulgar o Google Gnome, uma família interage com o dispositivo, pedindo que desse a previsão do tempo, ligasse a mangueira e perguntando se algumas plantas são comestíveis. Em um determinado momento, a mulher pede para que o Gnome adicione leite à lista de compras, ação muito comum para caixas de som inteligentes. O duende, no entanto, lembra que essa é uma função para “dentro de casa”.

A propaganda falsa brinca com outras situações, dando nuances mais filosóficas e até obscuras para o Google Gnome. Ao ser perguntado se um copo é reciclável, o dispositivo responde que quase tudo é feito de matéria orgânica e vai se decompor, voltando para seu estado natural em algum momento.

3. Google Play para Pets

Google Play para Pets seria uma seção exclusiva para animais de estimação na loja de aplicativos. A página ofereceria uma vasta coleção de jogos e aplicativos para entreter seu pet enquanto estivesse sozinho em casa. Além disso, disponibilizaria ferramentas de treinamento para, por exemplo, ajudar seu cãozinho a fazer xixi no lugar correto.

Google Play para Pets tem jogos exclusivos para seu melhor amigo — Foto: Reprodução/Youtube
Google Play para Pets tem jogos exclusivos para seu melhor amigo — Foto: Reprodução/Youtube

Outros recursos da Google Play para Pets eram o sistema de classificação de 5 patas, modo multijogador para competição focinho a focinho, jogos de Realidade Virtual para simular brincadeiras e notificações quando seu animal de estimação entrar. A propaganda desse produto falso ainda está disponível e pode ser encontrada no canal oficial do Google Play pelo link “https://www.youtube.com/@googleplay”.

4. Google Haptic

Haptic Helpers é uma ferramenta que surgiu para deixar as experiências de Realidade Virtual muito mais reais, já que, até o momento, os equipamentos de RV só conseguiam reproduzir imagens e sons. O serviço inclui um assistente pessoal treinado para reproduzir diversas sensações, como cheirar um perfume, acariciar um cachorro ou ler um livro. O objetivo é ativar todos os cinco sentidos, não apenas a visão e audição. A propaganda do produto fictício é muito divertida e pode ser assistida no canal oficial da Google no YouTube.

Google Haptic deixa a Realidade Virtual mais real — Foto: Reprodução/Youtube
Google Haptic deixa a Realidade Virtual mais real — Foto: Reprodução/Youtube

5. YouTube também entrou na brincadeira

O YouTube também já lançou algumas pegadinhas de primeiro de abril. Em 2008, o site criou “armadilhas” para enganar os usuários. Ao clicar em qualquer vídeo que estava na seção de destaque do site, a pessoa era redirecionada para um vídeo do astro do pop Rick Astley cantando sua famosa música “Never Gonna Give You Up”.

Já em 2012, a plataforma divulgou uma propaganda de um produto “inovador”: a coleção de DVDs do Youtube. A campanha brincava com os antigos canais de televendas, que apresentavam produtos muitas vezes inúteis como se fossem indispensáveis. O vídeo afirmava que o usuário poderia “segurar o Youtube nas mãos” e enviar os feedbacks pelos correios. Ainda é possível assistir a essa propaganda no canal oficial do Youtube.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost