28 de maio de 2024

10 melhores jogos de fazenda para Android, iPhone (iOS) e PC

Há vários jogos de fazenda disponíveis onde o objetivo envolve capinar, plantar legumes e interagir com outros personagens em uma jogabilidade simples e relaxante; confira

Jogos de fazenda são muito populares entre jogadores de celulares AndroidiPhone (iOS) e PC. Eles existem aos montes graças à facilidade de interagir com menus e elementos na tela, seja pelo visor sensível ao toque ou com o movimento e clique de um mouse. Games como Stardew ValleyHay Day, Coral Island, Farm City e uma nova versão do clássico FarmVille são alguns títulos que estão disponíveis nestas plataformas. Alguns deles variam entre temas centrais, enquanto outros são mais tradicionais e clássicos do estilo. Confira, a seguir, os melhores jogos de fazendinha para aproveitar no celular ou PC.

Em Stardew Valley você recebe uma ilha de herança — Foto: Reprodução/Steam

1. Stardew Valley – PS4Xbox OneNintendo Switch, PS Vita, PC, Android, iOS

Stardew Valley talvez seja o exemplo mais popular e também querido da lista. Muitos consideram esse como o “jogo de fazendinha definitivo”. Na história, você cria um personagem que recebe de herança do avô um terreno em uma cidade há muito esquecida. Chegando lá, você tem a missão de revitalizar o local e viver uma vida pacata.

Em Stardew Valley você prepara o terreno, planta legumes, verduras e frutas, cria animais, mas também interage com as pessoas da cidade, desenvolvendo amizades e com a possibilidade até mesmo de casar com alguém. O jogo também conta com elementos fantásticos e combate, até certo ponto, nas minas. Mas vale lembrar que Stardew Valley é um jogo pago, custando a partir de R$ 24,99 no Steam.

Stardew Valley é um dos principais jogos de fazenda da atualidade — Foto: Reprodução/Steam
Stardew Valley é um dos principais jogos de fazenda da atualidade — Foto: Reprodução/Steam

2. Hay Day – Android, iOS

Hay Day é gratuito e está disponível somente para celulares. O jogo é um dos mais tradicionais no estilo, com missões simples de plantação e colheita, além do desenvolvimento de fazenda de forma física. É possível subir de nível com experiência e ter acesso a mais recursos.

Um dos principais destaques de Hay Day está no estilo gráfico. O jogo usa um visual estilizado para representar humanos e animais, mas toda a fazenda é feita com muitos detalhes. É possível capinar mato para abrir mais espaço e interagir com outros elementos que estão no cenário de forma extensiva.

Hay Day te deixa interagir com outras pessoas e uma cidade — Foto: Reprodução/Felipe Vinha
Hay Day te deixa interagir com outras pessoas e uma cidade — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

3. FarmVille – PC, Android, iOS

FarmVille é um grande clássico do estilo e talvez seja o responsável por popularizar o “Jogo de fazendinha” para toda uma geração. Hoje existem, pelo menos, três FarmVille. O primeiro não está mais disponível de forma plena e pode ser acessado apenas via navegadores, mas FarmVille 2 e 3 são focados em dispositivos móveis, com versões exclusivas.

Entre eles há pouca diferença: o objetivo em si é praticamente o mesmo e a jogabilidade também não muda. O usuário cria seu avatar e começa com uma pequena fazenda, ganhando experiência e cada vez mais espaço para expandir o cultivo, criar animais, entre outras atividades. Vale lembrar que FarmVille nasceu como um game de Facebook, lançado originalmente em 2009. Até hoje é considerado um sucesso entre os fãs.

Farmville foi um dos joguinhos que se popularizou entre usuários do Facebook e hoje tem versões mobile atualizadas — Foto: Reprodução/Terabyte TV
Farmville foi um dos joguinhos que se popularizou entre usuários do Facebook e hoje tem versões mobile atualizadas — Foto: Reprodução/Terabyte TV

4. Farm City – Android, iOS

Farm City é outro game de fazenda que segue uma fórmula mais próxima do que é visto em Hay Day, por exemplo. Aqui as coisas são bem tradicionais e básicas, com jogabilidade direta ao ponto. É possível criar sua fazenda quase do zero, a partir de um espaço básico, e evoluir com o passar do tempo.

Como o nome diz, Farm City tem o diferencial de ter a opção de também administrar uma cidade junto à fazenda. Além disso, ele é gratuito assim como os outros jogos que estão disponíveis apenas nos celulares. O usuário também pode usar sua própria foto no lugar do avatar e dar um toque ainda mais personalizado para a experiência.

Farm City torna a experiência mais pessoal — Foto: Reprodução/Felipe Vinha
Farm City torna a experiência mais pessoal — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

5. Big Farm Story – Nintendo Switch, PC

Big Farm Story é um jogo de fazenda pago para Nintendo Switch e PC. Ele tem a proposta de ter gráficos 3D mais elaborados, ainda que simples. De longe, lembra um pouco a série Animal Crossing, da própria Nintendo, em termos de funções e jogabilidade.

Big Farm Story tem movimentação livre pelo cenário e um elemento simpático a mais: o personagem do jogador é acompanhado de seu cachorrinho de estimação a todo o momento e pode criar novas construções para ele também, seja uma cama ou uma casinha.

Big Farm Story tem um doguinho que te acompanha — Foto: Reprodução/Steam
Big Farm Story tem um doguinho que te acompanha — Foto: Reprodução/Steam

6. Disney Dreamlight Valley – PS5, PS4, Xbox Series XXbox Series S, Xbox One, Nintendo Switch, PC

Disney Dreamlight Valley é um jogo de fazenda um pouco diferente, já que não traz uma fazenda em si, mas sim elementos que remetem ao gênero. O ponto alto, claro, é a participação de personagens famosos da Disney, incluindo nomes de diversas animações e produções live-action, como Moana, O Estranho Mundo de Jack, Encanto, Piratas do Caribe, entre outros.

Disney Dreamlight Valley é um jogo pago, apesar de ter sido lançado gratuito de forma inicial para alguns jogadores. O game, que custa ao menos R$ 147,45 no PC via Steam, coloca o jogador para andar livremente dentro de uma cidade interagindo com personagens Disney, mas também é possível cultivar plantações e lidar com questões de administração.

Em Disney Dreamlight Valley jogadores podem viver e interagir com seus personagens favoritos dos desenhos animados — Foto: Reprodução/Steam
Em Disney Dreamlight Valley jogadores podem viver e interagir com seus personagens favoritos dos desenhos animados — Foto: Reprodução/Steam

7. Graveyard Keeper – PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Android, iOS, PC

Graveyard Keeper é praticamente um equivalente a Stardew Valley, só que macabro. Neste jogo você é um coveiro que precisa administrar uma cidade repleta de cemitérios. O título tem o tema de “morte e cemitérios”, mas leva em consideração todos os elementos que um jogo de fazenda apresenta, desde administração de recursos a até mesmo plantações diversas.

É preciso não apenas ter comida para sobreviver, mas também cavar covas, enterrar corpos, entre outros pontos relacionados à morte. Graveyard Keeper tem humor de sobra em um tom sombrio que diverte quem não tem medo de encarar assuntos possivelmente sensíveis ou polêmicos para algumas pessoas.

Graveyard Keeper tem temas macabros de morte — Foto: Reprodução/Steam
Graveyard Keeper tem temas macabros de morte — Foto: Reprodução/Steam

8. Bandle Tale: A League of Legends Story – Nintendo Switch, PC

Bandle Tale: A League of Legends Story é basicamente um Stardew Valley que se passa dentro do universo de League of Legends. Aqui o jogador controla personagens no mundo de Bandópolis, uma cidade onde se vive de maneira confortável e em comunidade amigável.

O jogo tem administração de recursos, itens para colecionar e também alguns combates contra inimigos variados, tudo dentro de um contexto de League of Legends e usando figuras da raça “Yordle”, que são conhecidas do mundo de LOL.

Bandle Tale traz personagens e universo de League of Legends ao gênero — Foto: Reprodução/Steam
Bandle Tale traz personagens e universo de League of Legends ao gênero — Foto: Reprodução/Steam

9. Palia – Nintendo Switch, PC

Palia é um jogo de fazenda de última geração, no significado mais legítimo da palavra. É um dos games mais bonitos e completos desta lista, com gráficos super elaborados, ambientes totalmente 3D e muitos elementos para explorar dentro de seu imenso mapa.

O game mistura elementos famosos de Fortnite e Genshin Impact, como exploração 3D vertical e horizontal, assim como controles similares. É possível jogar Palia em modo multiplayer e o jogador pode compartilhar recursos com os outros, cozinhando, pescando, coletando pedra e madeira ou batalhando juntos numa caçada.

Palia tem gráficos 3D e elementos inspirados em Fortnite — Foto: Reprodução/The Game Awards
Palia tem gráficos 3D e elementos inspirados em Fortnite — Foto: Reprodução/The Game Awards

10. Coral Island – PS5, Xbox Series S, Xbox Series X, PC

Coral Island é mais um game de fazendinha recente desta lista com a proposta de também ser um jogo de última geração. Ele é uma mescla de Palia com Disney Dreamlight Valley. As regras são as mesmas de outros jogos: cultive, plante, crie animais e se desenvolva.

Em Coral Island, entretanto, o jogador fica responsável por uma ilha inteira. Portanto, seu diferencial é a possibilidade de explorar os arredores no fundo do mar, coletando itens marítimos ou conversando com peixes, sereias e outras criaturas fantásticas.

Coral Island também permite explorar o oceano de várias maneiras — Foto: Reprodução/Steam
Coral Island também permite explorar o oceano de várias maneiras — Foto: Reprodução/Steam
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost