28 de maio de 2024

Cenas fortes: Mulher sofre alergia e chora lágrimas de pus após tomar ibuprofeno

Uma mulher iraquiana de 45 anos teve uma alergia grave e fulminante após tomar ibuprofeno. Reação é rara, mas está prevista na bula

Um caso da alergia extrema ao analgésico e antitérmico ibuprofeno foi divulgado pela revista Clinical Case Reports nessa segunda-feira (15/4). Uma mulher iraquiana de 45 anos teve uma manifestação alérgica grave quatro horas depois de tomar o medicamento. Ela tinha usado dois comprimidos, que juntos somavam 400 mg.

Reprodução/Clinical Case Reports

A mulher foi levada ao hospital com manchas vermelhas na pele do rosto, dos braços e das pernas. Ela vomitava, tinha os olhos bastante inchados e deles, transbordava pus.

“Por trás de sua presença comum em armários de remédios, existe um perigo potencial no ibuprofeno que, embora raro, exige nossa atenção e compreensão. Essa ocorrência serve como um lembrete de que nenhum medicamento é totalmente isento de riscos”, escrevem os médicos.

Card com imagens fortes

Reprodução

Foto mostra membros de mulher que teve rara reação alérgica ao ibuprofeno

Reprodução/Clinical Case Reports

Foto mostra rosto de mulher que teve rara reação alérgica ao ibuprofeno

Reprodução/Clinical Case Reports

Foto mostra rosto de mulher que teve rara reação alérgica ao ibuprofeno

Reprodução/Clinical Case Reports

Síndrome de Stevens-Johnson

Este tipo de reação intensa a medicamentos é conhecida como síndrome de Stevens-Johnson, ela é considerada raríssima, afetando uma pessoa a cada milhão.

Em quadros assim, o sistema imunológico reage exageradamente ao medicamento, atacando as próprias células do corpo e causando altos níveis de inflamação.

A paciente foi imediatamente entubada, passou por uma lavagem e ficou sete dias na UTI para garantir que a reação passasse.

A paciente recebeu alta após 7 dias. Testes em seus órgãos internos, como pulmões e coração, mostraram que todos estavam funcionando normalmente.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost