25 de maio de 2024

Novo PlayStation? Engenheiro transforma PS1 em portátil; veja vídeo

Dispositivo caseiro roda jogos do videogame clássico da Sony, como Vib-Ribbon e Final Fantasy 7; saiba como foi feito

O clássico PlayStation (PSOne), ou PS1, ganhou uma versão portátil em pleno 2024. A criação é do engenheiro eletricista que se apresenta como YvetalGriffin no X, antigo Twitter. PS Hanami, como foi chamado o dispositivo, é completamente funcional, rodando games como Vib-Ribbon e Final Fantasy 7. O videogame tem tela de 7 polegadas, opera com o hardware original do modelo da Sony e traz bateria que promete até 2,5 horas de gameplay – um tempo interessante na categoria de consoles e PCs portáteis. A seguir, veja mais detalhes sobre o PS Hanami e descubra como ele foi construído.

PS Hanami, versão portátil do PS1 criada por engenheiro eletricista — Foto: Reprodução/X (@YveltalGriffin)

O PS Hanami foi adaptado para ser compacto, característica importante em um console portátil. Para isso, foi necessário cortar e refazer a placa-mãe do PS1, enquanto o drive de disco foi trocado por um emulador de drive óptico (ODE) chamado Xstation, que roda os games do PlayStation a partir de um cartão SD.

Montado em uma caixa cinza como referência ao PS1, o Hanami é um pouco mais robusto que o PS Vita 2000 e ainda permite salvar as jogatinas – sem a necessidade de um Memory Card, como acontecia no original.

PS Hanami é criação do modder YvetalGriffin, e não será vendido — Foto: Reprodução/X (@YveltalGriffin)

PS Hanami é criação do modder YvetalGriffin, e não será vendido — Foto: Reprodução/X (@YveltalGriffin)

O console caseiro não tem analógicos como o PSP e o PS Vita, outros portáteis da Sony. O design segue a proposta dos controles do PS1, apenas com os direcionais. Também não há controles de volume ou dissipador de calor no modelo. Ainda assim, o visual representa uma opção nostálgica para entusiastas de games retrô jogarem em qualquer lugar.

Vale ressaltar que o PS Hanami é um projeto pessoal, e não está à venda. Ainda assim, o modder disponibilizou instruções detalhadas para quem estiver interessado em construir seu próprio PS1 Portátil e jogável. Em seu perfil no X/Twitter e também no YouTube, o usuário publicou vídeos do console rodando títulos como Vib-Ribbon e Final Fantasy 7, além de mostrar a tela ao ligar e como funciona o sistema.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost