Imagina acordar um belo dia e perceber que ~U$125 bilhões da aposentadoria de ~600k Australianos armazenados na nuvem desapareceram. Isso aconteceu, na semana passada, e o culpado foi ninguém menos que: Google! que deletou sem querer a conta cloud da UniSuper.
Como consequência: usuários ficaram sem acesso ao app e agoniados ao ver suas reservas financeiras da vida evaporarem – durante uma semana… Mas claro que, como qualquer empresa com bilhões sob gestão, a UniSuper tinha um backup. Que não serviu de nada, pois o backup também foi deletado junto com a conta.
A UniSuper e seus clientes só conseguiram restaurar seus dados pois existia um terceiro backup, com outro provedor (não o Google).
O CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, decidiu não culpar o estagiário e reconheceu o erro, dizendo que a conta cloud foi deletada devido a uma sequência de eventos isolados e sem precedentes – e que medidas já foram tomadas para que isto nunca mais se repita.
Zoom Out: o Google Cloud, a Microsoft Azure e a Amazon AWS controlam, juntas, 64% de todos os dados na nuvem. De contas bancárias à sistema de defesa nacionais, tudo armazenado na cloud das gigantes. No improvável cenário das três perderem os dados de todos clientes, o evento seria o Armagedom da internet.