11 de junho de 2024

Mulher mais rica da Austrália exige que seu retrato pintado por artista indígena seja retirado de galeria

Pintor é conhecido por criar interpretações caricatas de personalidades conhecidas

A bilionária australiana Gina Rinehart exigiu que um retrato dela, que ela considera pouco fiel, fosse removido da exibição na Galeria Nacional da Austrália, em Canberra. O quadro faz arte de uma exposição do aclamado artista indígena Vincent Namatjira, vencedor do Prêmio Archibald. Na galeria, a pintura está ao lado de retratos da Rainha Elizabeth II, de Jimmy Hendrix e Rei Charles III.

Gina Rinehart pede que pintura seja retirada de galeria de arte — Foto: Hancock Prospecting

O trabalho de Namatjira é conhecido por suas pinturas quase caricatas de personalidades conhecidas. Um dos retratos de rei Charles, por exemplo, mostra o monarca no deserto australiano, em trajes completos, aparentemente sem pescoço.

Vincent Namatjira — Foto: National Gallery of Australia

Vincent Namatjira — Foto: National Gallery of Australia

Em resposta ao pedido da empresária, atual presidente do grupo Hancock Prospecting, gigante australiana do ramo da mineração e agricultura, o artista respondeu:

“Eu pinto o mundo como o vejo”, disse Namatjira na quinta-feira. “As pessoas não precisam gostar das minhas pinturas, mas espero que reservem um tempo para olhar e pensar: ‘por que esse cara aborígine pintou essas pessoas poderosas? O que ele está tentando dizer?’ Pinto pessoas que são ricas, poderosas ou importantes – pessoas que tiveram influência neste país, e em mim pessoalmente, seja direta ou indiretamente, seja para o bem ou para o mal. Algumas pessoas podem não gostar, outras podem achar engraçado, mas espero que as pessoas olhem além da superfície e vejam o lado sério também.”

A imprensa local relatou que uma dúzia de reclamações chegaram à Galeria Nacional da Austrália (NGA) sobre o retrato da mulher mais rica do país. Alegadamente, um dos recados acusou a NGA de “cumprir as ordens do Partido Comunista Chinês” ao expor o retrato de Gina.

A galeria recusou-se a transferir a pintura, que ficará exposta até 21 de julho. A exposição “Vincent Namatjira: Austrália em cores”, apresenta 21 peças do trabalho do artista.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost