Aumento de pessoas em situação de rua tem prejudicado vendas em Rio Branco, diz empresária

Prefeitura afirma estar empenhada em oferecer apoio e acolhimento a essas pessoas

A atual gestora do Café do Teatro, Claudia Castro, falou nesta quinta-feira (31), dos prejuízos que vem enfrentando atualmente devido ao crescimento do número de pessoas em situação de rua no Centro de Rio Branco, na capital acreana.

Segundo a empresária, a cada dia tem diminuído sua clientela, com inclusive reclamações dos poucos fregueses que ainda compram no estabelecimento, que afirmam temer por sua segurança, já que algumas vezes são abordados de forma ríspida antes de chegar no local.

Aumento de moradores de rua no centro de Rio Branco tem prejudicado vendas, diz empresária. Foto: Ilustrativa

“Eu já sabia quando consegui a concessão do espaço, que teria alguns problemas, mas por estar dentro de um órgão que é público, conseguiria ter um cuidado a mais, porém não é isso que tem acontecido. O que eu vejo no centro da cidade, é que tá cada vez mais difícil de andar por aqui, muitas pessoas nem querem sair de suas casas para estarem aqui correndo perigo”, afirmou.

Para a gestora do espaço, que é considerado um dos cartões postais de Rio Branco, o sonho de atuar no local vem se transformando em tristeza, com toda a problemática que ocorre em torno do local, e pede ajuda do poder público para resolver a situação.

Espaço é considerado um dos cartões postais de Rio Branco. Foto: Juan Diaz/ContilNet

“É preciso do olhar da segurança nessa área, o que muito se ver é pessoas usando drogas no meio de todo mundo. Eu vejo a atuação do Centro Pop aqui, mas é preciso fortalecer ainda mais, principalmente com o aumento da polícia”, apontou.

Em nota, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Wellington Chaves, informou que a Prefeitura de Rio Branco compreende a preocupação da sociedade com o aumento da população em situação de rua no centro da cidade e esclarece que esse fenômeno é uma tendência observada em várias regiões do Brasil e do mundo, impulsionado por fatores como desemprego e problemas familiares, além da crise econômica global.

Veja o informativo

Em Rio Branco, seguimos empenhados em oferecer apoio e acolhimento a essas pessoas, e, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizando ações continuadas de assistência efetuando os encaminhamentos para alternativas de reintegração social como educação de jovens e adultos, regularização de documentos, políticas de renda, atendimentos de saúde, odontológico e apoio psicológico, sempre respeitando os direitos humanos e a dignidade de cada cidadão.

No que se refere a questões de segurança, como furtos e criminalidade na região central, informamos que a gestão municipal coopera com os órgãos de segurança pública do estado, responsáveis pelo monitoramento e aplicação das leis de segurança urbana, reafirmando nosso compromisso em colaborar com todas as instâncias para contribuir com o bem-estar de toda a população”.

Wellington Chaves, Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos

PUBLICIDADE