Mais um caso envolvendo uma inteligência artificial desobediente aconteceu recentemente. Buck Shlegeris, CEO da organização sem fins lucrativos de segurança de IA Redwood Research, desenvolveu um assistente personalizado usando o modelo de linguagem Claude, da Anthropic. No entanto, a ferramenta acabou se mostrando imprevisível, realizando ato não esperado.
Segundo informações, foi feito o pedido para que a IA usasse o protocolo SSH (que permite que dois computadores se conectem em uma rede não segura) para acessar sua área de trabalho, sem saber o endereço IP do computador.
Após isso, o criador se afastou da máquina e, depois de dez minutos, percebeu que a inteligência artificial tinha atualizado diversos sistemas, incluindo o kernel (componente central de um sistema operacional, sendo responsável por gerenciar os recursos do computador e a comunicação entre o software e o hardware) do Linux.
Os logs do sistema mostram que a IA de fato tentou usar o SSH, mas depois, por algum motivo desconhecido, buscou uma série de outras alternativas para finalizar a tarefa recebida. O resultado foi que o computador não consegue mais inicializar.
Depois de todo o caos gerado, a inteligência artificial simplesmente informou que não conseguiu resolver o problema. As informações são do Decrypt.