Acontece na próxima terça-feira (11) a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (Cema), em Rio Branco, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
O tema desta edição é “Emergência Climática: os desafios da transformação ecológica”. O evento está marcado para iniciar a partir das 7h30min, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac).
O objetivo é fortalecer as políticas ambientais do Estado, contribuindo para a elaboração de propostas que subsidiarão a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.
Os interessados, devem realizar a inscrição, por meio do link:https://www.even3.com.br/5-conferencia-estadual-do-meio-ambiente-cema-534610/.
A conferência irá reunir diferentes tipos de inscrição: delegados eleitos e natos, com direito à voz e voto; convidados, com direito à voz, sem direito a voto; e observadores, que poderão acompanhar os debates, mas sem direito a voz e voto.
“A conferência é uma oportunidade única para debatermos as ações necessárias para enfrentar a emergência climática que estamos vivendo e suas consequências. As propostas geradas terão impacto direto na formulação de políticas públicas ambientais de âmbito nacional”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho.

Secretário Leonardo Carvalho ressalta a importância do evento para a construção participativa das políticas públicas. Foto: Pedro Henrique Alves/Sepi
Na etapa estadual, as delegações municipais e os delegados natos irão debater e aprimorar as propostas criadas na etapa municipal, visando definir diretrizes que serão levadas para a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que ocorrerá entre os dias 6 e 9 de maio, em Brasília (DF).
Serão debatidos cinco eixos temáticos: mitigação, adaptação e preparo para desastres, transformação ecológica, justiça climática, governança e educação ambiental.
Ao final do evento, serão escolhidos até 30 delegados para representar o Acre em Brasília.

