O governo do Acre realizou nesta segunda-feira (5) a cerimônia de posse dos primeiros aprovados no maior concurso público da Educação da história do Estado. Em Cruzeiro do Sul, 113 professores assinaram o termo de posse durante solenidade realizada no Teatro dos Nauas, em um evento que ocorreu de forma simultânea em vários municípios acreanos.

O governo do Acre realizou nesta segunda-feira (5) a cerimônia de posse dos primeiros aprovados no maior concurso público da Educação da história do Estado/ Foto: ContilNet
Ao todo, em todo o Estado, 713 professores foram empossados nesta primeira etapa e passam a integrar oficialmente a rede estadual de ensino a partir do início do ano letivo de 2026. A cerimônia central aconteceu no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Rio Branco, com a presença do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis, secretários de Estado, autoridades e familiares dos empossados.
Os profissionais convocados fazem parte da primeira chamada do concurso, publicada em 5 de dezembro, e irão atuar nas áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História e Filosofia. Todos já haviam concluído as etapas previstas no edital, incluindo entrega de documentação, exames médicos e análises administrativas.

Ao todo, em todo o Estado, 713 professores foram empossados nesta primeira etapa e passam a integrar oficialmente a rede estadual de ensino a partir do início do ano letivo de 2026./ Foto: ContilNet
Durante a solenidade, o governador Gladson Cameli destacou a relevância do momento e o papel da educação como política pública essencial. “Para nós é um orgulho muito grande ver uma equipe bem afinada para que hoje possamos estar comemorando e dando boas-vindas a esses novos mestres, professores. Porque educação é saúde, educação é segurança, educação é vida”, afirmou.
Cameli também ressaltou a redução do tempo de espera entre a realização dos concursos e a convocação dos aprovados.
“Quando você olha no semblante dos sonhos, dos familiares, de quem está sendo convocado, percebe que, por muito tempo, as pessoas faziam concurso público e demoravam para ser chamadas. Hoje não. No nosso governo, com a secretaria e a economia alinhadas, estamos conseguindo realizar ações que beneficiam diretamente a população”, completou.

Segundo o secretário, o concurso prevê 2.612 nomeações, que ocorrerão de forma escalonada. / Foto: ContilNet
O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, reforçou o caráter histórico do certame e a complexidade de sua execução.
“Nós fizemos o maior concurso da história, com mais de 52 mil inscritos. Foi uma prova com uma dinâmica inédita no Acre, logisticamente muito complexa. Hoje estamos colhendo os primeiros resultados”, destacou.
Segundo o secretário, o concurso prevê 2.612 nomeações, que ocorrerão de forma escalonada. “Neste momento, estamos falando de 713 pessoas que iniciam suas atividades em 2026, garantindo estabilidade para elas e para suas famílias. Muitas vezes é a realização de um sonho de gerações, de quem conquistou o primeiro diploma e passou no maior concurso efetivo da educação”, afirmou.

Em Cruzeiro do Sul, a posse dos 113 novos professores representa um reforço significativo para a rede estadual de ensino no Vale do Juruá/ Foto: ContilNet
Em Cruzeiro do Sul, a posse dos 113 novos professores representa um reforço significativo para a rede estadual de ensino no Vale do Juruá. Após a cerimônia, os profissionais seguem para o processo de lotação nas escolas, conforme a necessidade da Secretaria de Estado de Educação (SEE).
