O fim de semana será marcado por calor forte, sol entre nuvens e chuvas rápidas e isoladas em todo o Acre. A previsão é do pesquisador climático Davi Friale, que explica que a atuação de ventos vindos do hemisfério norte mantém uma massa de ar mais seca sobre o estado, reduzindo a frequência e a intensidade das precipitações.

Aviso de grande perigo atinge a Região Sul e prevê temperaturas até 5 °C acima da média em mais de 500 municípios/Foto: ContilNet
Segundo Friale, o padrão atmosférico repete o que foi observado ao longo da semana. “Os ventos que sopram do hemisfério norte não estão muito úmidos por causa do frio intenso na Europa e na América do Norte. Essas altas pressões acabam deslocando uma massa de ar um pouco mais seca para o Acre”, afirma.
Com isso, a chuva até acontece, mas de forma irregular. “Não serão chuvas generalizadas. Elas ficam restritas a pontos isolados e, em geral, são passageiras, embora em alguns locais possam ocorrer pancadas fortes com trovoadas”, ressalta o pesquisador.
SAIBA MAIS:
Calor predomina
As temperaturas continuam elevadas, principalmente no período da tarde. Onde não houver chuva entre 11h e 15h, os termômetros devem marcar entre 31°C e 34°C, podendo chegar a 35°C em alguns pontos. “Caso chova nesse intervalo, as máximas ficam abaixo dos 31°C”, explica Friale.
Já as mínimas, registradas no início das manhãs, devem variar entre 21°C e 24°C em todos os municípios acreanos. Os ventos permanecem fracos a calmos, com rajadas moderadas, predominando da direção noroeste, com variações do norte e do oeste.
Sem risco de temporais
Apesar do calor, não há previsão de eventos extremos neste fim de semana. “Não existe tendência de temporais com chuvas generalizadas e ventos muito fortes que possam causar transtornos à população”, garante Friale.
A expectativa é que o tempo seco relativo se mantenha pelo menos até a segunda-feira (9). A partir de terça-feira (10), porém, o cenário pode mudar. “As chuvas podem voltar a ser mais intensas e frequentes, com acumulados significativos, mas essa tendência ainda será confirmada na próxima atualização”, pontua.
Rios em queda no Acre
A redução das chuvas nos últimos dias já começa a impactar os rios acreanos. De acordo com Friale, os níveis, que haviam alcançado as maiores cotas deste verão, entram agora em declínio acentuado.
“Em Rio Branco, por exemplo, o rio Acre deve ficar abaixo dos 10 metros até a próxima segunda-feira”, informa. No entanto, ele alerta que esse quadro pode se reverter na próxima semana. “Se as chuvas voltarem com mais força a partir de terça-feira, os níveis dos rios podem voltar a subir”.
