Em um ano, Acre registou 111 acidentes de trânsito com vítimas fatais; relembre os casos mais marcantes

O Detran divulgou ainda que foram registrados 4.374 acidentes de trânsito sem vítimas fatais, entre março do ano passado até março deste ano.

Entre março de 2023 a março de 2024, o Acre registrou 111 mortes em acidentes de trânsito. Os números foram divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) para conscientizar a população a respeito do maio amarelo, campanha internacional voltada para conscientização e redução de acidentes de trânsito.

Acidente registrado em Rio Branco/ Foto: ContilNet

O Detran divulgou ainda que foram registrados 4.374 acidentes de trânsito sem vítimas fatais, entre março do ano passado até março deste ano.

CONFIRA TAMBÉM: Maio Amarelo: Acre teve 90 mortes e quase 4 mil acidentes no trânsito em um ano; veja

Só em 2023, durante o ano inteiro, foi registrado 90 vítimas fatais de acidentes de trânsito.

Com relação a vítimas não fatais de acidentes de trânsito, o número em todo o estado chegou a 2.072, em 2023, apresentando um crescimento de 1,9%, comparado a 2022, quando foram registradas 2.034 vítimas não fatais.

A média mensal de vítimas não fatais de sinistros de trânsito em 2023 foi de 172,7. Somente Rio Branco registrou mais da metade do total de vítimas de todo o estado, com 1.170 pessoas envolvidas em acidentes.

Em todo o Acre foram registrados em 2023, um total de 3.975 acidentes no trânsito, com média mensal de 331,3. O estado apresentou um crescimento de 2,3% com relação ao ano de 2022, quando houve 3.884 acidentes.

Casos marcantes

O estado do Acre registrou casos marcantes de acidentes no trânsito, alguns com mortes e outros casos em que as vítimas tiveram sequelas prolongadas. Relembre alguns:

Adolescente invade contramão e atropela motocicleta

Era uma sexta-feira de dezembro quando um acidente foi registrado, por volta das 4h20, na Estrada Dias Martins, em Rio Branco, envolvendo um carro, modelo Citroen, e uma moto. A condutora do veículo era uma adolescente, que pegou o carro dos pais sem autorização e estava em uma festa. Segundo informações, a adolescente apresentava sinais de embriaguez.

RELEMBRE: Adolescente que estaria embriagada pega o carro dos pais, causa acidente e vítima vai parar no PS

A condutora invadiu a contramão e atropelou uma dupla que seguia em uma motocicleta. Um deles era Mauro Gomes de Freitas Neto, de 20 anos, que ficou em estado grave e chegou a ser entubado.

Motociclista é atingido por carro e morre na hora

Em setembro de 2023, Antônio Ribeiro do Nascimento, de 57 anos, foi atingido por um veículo que seguia em alta velocidade no cruzamento da Avenida Ceará com a rua São Paulo, no bairro Dom Giocondo, em Rio Branco.

LEIA AQUI: Colisão entre carro e moto deixa homem morto em Rio Branco

O motorista do carro fugiu do local do acidente sem prestar socorro à vítima. O impacto da colisão foi tão violento que Antônio foi arremessado violentamente contra o asfalto, resultando em várias fraturas em seu corpo e um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) gravíssimo. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu antes de receber atendimento médico adequado.

Acidente entre caminhonete e motocicleta deixa dois mortos

Em abril de 2023, um grave acidente entre uma caminhonete e uma motocicleta deixou duas pessoas mortas em uma avenida de Cruzeiro do Sul. De acordo com relatos de testemunhas, o motorista do carro seguia sentido do centro da cidade para a BR-364, enquanto o condutor da motocicleta estava no sentido oposto, quando entrou para o posto de gasolina sem sinalizar, causando o acidente.

SAIBA MAIS: Acidente de trânsito mata duas pessoas no interior do Acre

As vítimas se tratavam de Maria José Pereira Martins e José Ueliton Pereira Martins, mãe e filho. Segundo informações da Polícia Militar, o motorista da Caminhonete não tinha habilitação para dirigir.

Casal  é atropelado por caminhão e mulher morre

Em agosto de 2023, uma moradora da zona rural de Sena Madureira perdeu a vida em um acidente de trânsito. Segundo informações, ela estava na garupa de uma motocicleta pilotada por seu esposo quando sofreu o acidente.

VEJA MAIS: Mulher morre após ser atropelada por caminhão em Sena Madureira

O casal tinha ido abastecer a motocicleta em um posto de gasolina e sair do local houve a batida com um caminhão que, segundo populares, trafegava no mesmo sentido. A mulher foi atingida na região da cabeça e morreu antes mesmo de receber atendimento médico.

Motociclista tem perna amputada ao ser atingido por carro

Renan Felipe Bezerra e seu passageiro foi atingido por um carro enquanto trafegava em sua motocicleta pela Rua Rio de Janeiro, na capital acreana. O caso aconteceu em julho de 2023.

LEIA AQUI: Colisão grave entre carros e moto deixa homem com perna amputada em Rio Branco

O motociclista teve uma das pernas amputadas durante o impacto da batida e ficou com sequelas permanentes do acidente. Uma parte do muro do Cemitério São João Batista foi destruído com a batida dos automóveis.

PUBLICIDADE