Em estado de emergência, Acre registra mais de 1,6 mil focos de incêndio; veja ranking por cidades

Os dados são do Satélite de Referência AQUA, divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente

Segurança Pública amplia número de bombeiros para atuar no combate às queimadas/Foto: Ascom CBMAC

O boletim do tempo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, publicado nesta quarta-feira (21), revelou que o município de Feijó segue liderando os focos de queimadas em 2024, com 361 registros.

Em seguida aparece o município de Tarauacá, com 220 e Cruzeiro do Sul, com 207, completa o top 3.

Dados foram divulgados pela SEMA/Foto: Reprodução

A capital Rio Branco aparece na quarta posição no ranking, com 140 focos. Os dados são do Satélite de Referência AQUA. No sentido contrário, Epitaciolândia (10) e Plácido de Castro (10) estão em os municípios com menores números.

Ao todo, entre janeiro e agosto, houve registro total de 1.648 focos no Acre.

O boletim revelou ainda o índice de princípio de fogo em todo o estado, que é quanto mais dias seguidos sem chuva, maior o risco de queima da vegetação.

Risco de fogo previsto em todos os municípios do Acre/Foto: SEMA

O risco de fogo Mínimo a Baixo é previsto em áreas isoladas dos municípios de Senador Guiomard, Rio Branco, Bujari, Feijó, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima. O risco de fogo Médio, Alto e Crítico é previsto em todo estado.

Estado de emergência

O governador Gladson Cameli assinou um decreto na manhã desta terça-feira (20) declarando estado de emergência em todo o Acre por conta de incêndios em áreas de cobertura florestal, queimadas descontroladas e elevada emissão de fumaça. O documentou foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE).

O Governo considera que o período compreendido entre os meses de abril e agosto de 2024 apresentou baixos índices de precipitação, temperaturas elevadas e baixo percentual de umidade relativa do ar, “circunstâncias evidenciadas pela declaração de situações de emergência por meio do Decreto n° 11.492, de 10 de junho de 2024, e do Decreto n° 11.525, de 29 de julho de 2024”.

A preocupação das autoridades continuam preocupadas por conta da tendência de aumento/Foto: ContilNet

Também compreende que “a escassez de chuvas que se estende desde o primeiro semestre de 2024 tende a permanecer durante os próximos meses, com severa diminuição do nível dos rios e aumento dos riscos de incêndios florestais e queimadas urbanas”.

No Acre, somente no período compreendido entre 1° e 31 de julho de 2023, houve registro de 212 focos, enquanto no mesmo período de 2024 foram registrados 603 focos, detectando-se aumento de 184% na ocorrência desses eventos.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.