Abaixo da média: pesquisa nacional mostra o Acre atrás de Rondônia em acesso à educação básica

sala-de-aula-escola-professora-alunosApesar do discurso de que a educação no Estado do Acre avançou nas últimas décadas, os números de pesquisas mostram o contrário. O Acre ficou atrás do Estado de Rondônia no quesito acesso à educação básica (4 a 17 anos), atingido apenas 64% em 2014, enquanto Rondônia cresceu, de 89,5%, em 2005, para 93,6%, em 2014, conforme levantamento realizado pela organização Todos pela Educação (TPE) com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE. O maior avanço foi na pré-escola (4 e 5 anos), que passou de 72,5% para 89,1%.

Entre os Estados que mais cresceram na proporção de população da faixa matriculada na escola estão Rondônia (8,7 pontos percentuais), Pará (8,2 pontos), Maranhão (6,7), Acre (6,4) e Espírito Santo (6,4).

São Paulo é o Estado que chegou mais perto da universalização, com 95,8% de matriculados nessa faixa etária, seguido por Distrito Federal (94,8%), Maranhão e Ceará (ambos com 94,4%) e Rio de Janeiro (94,3%). A situação é mais precária no Acre, com 89,1% de matriculados na faixa etária, Amazonas (90,3%) e Alagoas (90,9%).

Segundo o levantamento, ao frequentar a pré-escola a criança torna-se mais apta a receber os conteúdos posteriores, ou seja, melhora seu rendimento escolar. “Há evidência de que as crianças que frequentam uma educação infantil de qualidade têm um percurso escolar com mais aprendizagem e uma vida adulta com muito mais oportunidades”, afirmou Priscila Cruz, presidente-executiva do TPE. “Investir nas crianças, portanto, é a melhor estratégia para superarmos a desigualdade que é ainda muito alta e persistente no país.”

O levantamento teve como objetivo monitorar a meta 1 do movimento: toda a criança e jovem de 4 a 17 anos na escola. O resultado mostra que a meta chegou a 95,9% da população nessa faixa etária, contra 95,4% em 2013. O país fechou 2014 com 44,3 pessoas nessa faixa, das quais 2,8 milhões (6,2%) não frequentavam a escola. Em 2005 havia 5 milhões de brasileiros de 4 a 17 anos fora da escola.

Versão do governo

A assessoria de imprensa da SEE divulgou nota sobre os dados apresentados pela pesquisa. De acordo com a nota, o Acre atende quase 95% dos alunos com faixa etária de até 14 anos.

Veja a nota:

A proposta para a universalização do ensino no país é que até 2024 todas as crianças (100%) estejam matriculadas. O atendimento de crianças de zero a três anos de idade deve alcançar 50% dessa faixa da população. De acordo com o IBGE, apenas 7% está nas creches.
Na pré-escola, 58,6% das crianças acreanas de quatro a cinco anos são atendidas.

O ensino fundamental que contempla a faixa etária até 14 anos, o Acre atende 94,8%.
Os dados dimensionam o desafio de ampliar a oferta de ensino infantil, por isso os avanços também devem representar maior integração entre as esferas públicas para que a acessibilidade garanta o rompimento de fronteiras da educação no estado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost