O lado bom da crise

mauriciopestanaMauricio Pestana *

mauriciopestanaUm exemplo foi a crise das últimas décadas. Aprendemos, com a crise econômica dos anos de 1980, que com inflação não se brinca e após aquele período todos os governos que vieram, tiveram no foco de seus mandatos o combate à inflação.

Na década anterior o país teve de aprender com a “crise do petróleo” que as reservas do combustível não eram infinitas. Saímos dessa crise, do início anos de 1970, com o firme propósito de que fontes alternativas teriam de ser criadas. Surgia então a indústria do álcool tornando o Brasil líder mundial no seguimento. A crise de mais 40 anos atrás semeou, para hoje, as bases da indústria de biocombustível e até da prospecção do pré-sal.

Foi também a crise política, nos anos de 1960, que levou o país ao obscurantismo das torturas, das mortes e desaparecimento de centenas de pessoas durante os 20 anos que perdurou a ditadura militar, deixando a lição de que democracia pode ser algo complexo de exercer, mas não inventaram ainda regime melhor. Ditadura nunca mais!

Não sabemos ainda quais lições a atual crise política poderá deixar como marca para as próximas gerações, mas, uma coisa é certa: pela primeira vez na história do Brasil, grandes empresários e pessoas que jamais poderíamos sonhar, estão de trás das grades. Isto só reforça a tese de que toda crise, tem seu lado positivo.

 

* Mauricio Pestana é Jornalista, escritor e cartunista Atualmente ocupa o cargo de secretario adjunto da secretaria da promoção da igualdade Racial da cidade de São Paulo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost