25 de abril de 2024

“Continuarei evangélico e fiel ao Petecão” diz deputado ao ser ‘intimado’ por colega

Peixe sem espinhas

Os deputados Jairo Carvalho (PSD) e Jonas Lima (PT) dividiram a mesma mesa no Mercado dos Colonos, onde são admiradores de um dos cardápios prediletos: tambaqui frito e sem espinhas. Mas esse não foi o único cardápio do almoço.

Novo partido

Jonas disse que a divisão celular da Igreja Evangélica está criando um novo partido político: o Partido dos Justos. Sobre isso ele afirmou: “O senhor [Jairo Carvalho] vai ter que mudar de partido!” – Pelo tom, Jonas parece ter intimado Carvalho a ingressar na nova sigla sob pena de infidelidade a Jesus.

Jairo e Jonas em almoço descontraído /Foto: ContilNet

Fidelidade

Pelo sim, pelo não, Carvalho deixou claro: “Eu vou continuar evangélico, mesmo sem sair do PSD. Sou fiel ao meu senador Petecão!” – Jonas Lima não insistiu, mas disse que é fiel a Jesus e não ao Palácio Rio Branco. Com a prosa deixada de lado, Jonas e Carvalho mostraram mesmo que são bons de garfo.

 

Pacífico

No Acre não foi registrado nenhum confronto entre manifestantes e militares. Fora a queima de pneus na cabeceira da ponte metálica e o bloqueio do trânsito em algumas avenidas centrais, todo o protesto foi pacífico e legítimo.

Sensibilidade

Até onde essa manifestação vai mudar o rumo da votação no Congresso Nacional, bem, aí são outros 500. O governo de Michel Temer tem demonstrado que tem unidade na Câmara dos Deputados e no Senado. Os líderes prometeram maior organização para votação da reforma da previdência.

Avaliações

As duas maiores entidades sindicais do país – Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Força Sindical – avaliam como exitosas as manifestações e paralisações de várias categorias de trabalhadores em todo o país em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência Social.

CUT nacional

Na avaliação do presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, a paralisação de hoje deve ser “a maior greve já realizada no país”. Freitas destacou a adesão aos protestos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba e Brasília.

Paulinho da Força

Para o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (SD/SP), o “Paulinho da Força”, os trabalhadores decidiriam se mobilizar porque há “propostas viáveis para que o país retome o seu crescimento econômico sem a perda de quaisquer direitos trabalhistas, previdenciários e sociais”. Em comunicado divulgado no fim da tarde, a Força estima que 40 milhões de trabalhadores pararam nesta sexta-feira.

Interdição

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre, vai tentar interditar o funcionamento da Cidade da Justiça, especialmente, o prédio da Justiça Criminal, que não oferece acessibilidade a quem precisa chegar ao local. Falta estacionamento para os advogados, testemunhas, réus, enfim, quem vai à Cidade da Justiça enxerga sem muito esforço, que a coisa foi inaugurada às pressas.

Prédio da Justiça que pode ser interditado /Foto: ContilNet

TFD na UTI

O Estado estaria negando transferências de pacientes do interior para a Capital, ou no mínimo, estaria evitando esse custo. Nesta sexta-feira (28) a senhora Marlene Vieira da Paixão, que veio por conta própria após ter negado TFD de Tarauacá para Rio Branco, acabou falecendo. Ela ficou na pedra do Necrotério do Hospital das Clínicas até as 15 horas, quando a família conseguiu recursos para o translado de seu corpo à cidade natal.

Tem dinheiro

Isso faz lembrar mais uma vez a frase dita pelo secretário nacional do Ministério da Saúde, Rogério Abdala, que demonstrou ter dinheiro para Saúde do Estado e cobrou gestão. Alguém precisa vir à público esclarecer melhor essa situação, afinal, com saúde ninguém brinca.

Adiada data

O Ministério da Educação prorrogou até o dia 31 de maio o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo original terminaria no próximo domingo (30). Os aditamentos são feitos pela internet, no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). A renovação deve ser feita somente para os contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. A portaria que determina a prorrogação do prazo está publicada na edição de hoje (28) do Diário Oficial da União. Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre.

 

Sem o que comemorar

Dez municípios que foram emancipados em 1992, no governo do saudoso Edmundo Pinto, fizeram aniversário nesta sexta. A data foi lembrada, mas não comemorada. Em Capixaba, por exemplo, atolado com dívidas até o pescoço, o prefeito José Augusto já pensou até em deixar o cargo. A queixa é grande.

Entre tapas e beijos

O presidente e o vice da Câmara Municipal de Senador Guiomard, vereadores Gilson da Funerária e Magildo Lima (ambos do PP), estão em uma verdadeira queda de braço. Depois de atuarem juntos na fiscalização do Executivo, eles seguem rachados. Magildo tentou abrir uma CPI para apurar irregularidades praticadas pelo colega de parlamento e partido, Gilson, que é presidente da Câmara, evitou a investigação através de resolução. O caso, se não tiver a intervenção da executiva do partido, deve ir parar no Ministério Público e nos tribunais, os lados não estão dispostos a ceder.

Entenda o caso:

Consta na Resolução Nº 003/2017 não ter o Vereador Magildo a legitimidade e os poderes para editar a Resolução 002/2017. Ao agir assim, o vice-presidente teria praticado o crime de usurpação de função pública (Art. 328 do Código Penal), pois teria consciência do ato praticado por não possuir delegação administrativa para tal ou, ainda, não ter sido a ele transmitido, repassado o cargo de presidente.

Impedimento

Com isso, Gilson anulou a Resolução editada pelo vice-presidente, classificada como “ilegítima, genérica, sem fundamento jurídico, sem justificativa, sem base legal e, frontalmente contrária às disposições do Regimento Interno da Câmara Municipal”.

A Greve

Após a contabilização do número de manifestantes que foram às ruas de Rio Branco nesta sexta-feira (27), sobrou para o tucano Francineudo, que organizou o Movimento ‘Vem Pra Rua’ toda gozação. Pelas redes sociais, o tucano foi cobrado pelo público pífio que participou de sua manifestação.

No Bar do Vaz

O ex-deputado federal Marcio Bittar (PSDB) será o entrevistado do jornalista Roberto Vaz na próxima terça-feira, quando o quadro vai ao ar. A coluna acompanhou a gravação do programa e recomenda o acesso ao conteúdo. Bittar esclareceu entre outras coisas, a suposta conversa com o partido para que ele seja uma terceira via e saia candidato ao governo pela oposição.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost