Enquanto Emylson Farias fazia pré-campanha em Brasília, a bala comia solta pelo interior do Acre

Sala de aula onde aconteceu uma tentativa de homicídio

Sistema Rabecão

Depois que bandidos quase mataram um aluno em uma escola da cidade de Sena Madureira, o governador Tião Viana anuncia uma força tarefa para atacar facções que tomam conta da cidade. É o velho sistema rabecão que essa coluna tanto fala.

Emylson em campanha

Enquanto isso, o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, apresenta-se como pré-candidato ao governo. Nesta terça-feira (23) ele esteve frente a frente com a executiva nacional do PDT tomando a benção para iniciar a pré-campanha.

Pede para sair

Nada contra, mas se Emylson Farias realmente decidir pela pré-campanha, que trate de pedir demissão do cargo e vá cuidar de sua candidatura. Não dá para fazer as duas coisas. Essa exigência deveria ser do próprio governador Tião Viana. É o que a sociedade espera.

Saindo na frente

Enquanto a oposição faz uma pesquisa atrás da outra e continua com cismas, principalmente para decidir as duas vagas para o Senado, a Frente Popular já colocou seu time em campo. Jorge Viana e Ney Amorim estiveram pelos barrancos do Juruá. E não foram na região falar da novela das 8 ou sobre os mísseis lançados pela Coreia do Norte. Foram falar de suas pré-candidaturas.

Cadê o Gemil?

O secretário de Saúde, Gemil Junior, ainda não veio à público explicar as mortes por falta de ambulância na cidade de Manoel Urbano. Será que vai ficar por isso mesmo? Recursos, segundo o Ministério da Saúde, existem no balde para este setor. Falta gestão, quem lembra desta frase?

No presídio

Investigação da execução de um senhor de 48 anos no município do Bujari concluiu que a ordem para o assassinato veio de dentro do presídio. Veremos agora, com o bloqueio do sinal de telefone, qual será a desculpa para essa série de crimes no Acre. Alguém duvida que o crime vai se organizar?

CPI paralisada

A CPI do Transportes Coletivos na Câmara Municipal de Rio Branco, como se previa, está mais parada que água de gapó, anda como tartaruga. E aí não se pode culpar o presidente Manuel Marcos (PRB), ele, inclusive, deu dicas para que os trabalhos atingissem o alvo: as empresas de ônibus que abusam do município.

Sem direitos trabalhistas

Na terça-feira (23), mais uma Comissão de trabalhadores demitidos por uma dessas empresas de ônibus foi à Câmara Municipal, reclamar da falta de pagamento de direitos trabalhistas garantidos constitucionalmente. Ou seja, com ou sem CPI os empresários do sistema continuam fazendo o que bem querem aos olhos e com aval do poder público. Triste.

CPI da Sehab

O governo do Estado também vai controlando os trabalhos que já deveriam estar a todo vapor na CPI da Sehab, aquela instalada para apurar a venda e negociação de Casas Populares escândalo ocorrido dentro do governo de Tião Viana.

Caiu peixe grande

A secretaria de Segurança Pública vem negando, mas um cargo comissionado do alto escalão foi exonerado no início do ano por suspeitas de envolvimento com o esquema de negociações do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. A coluna apura o fato que deve trazer novas informações ao caso. A pessoa, que sofre de depressão após a exoneração, é ligada a um ex-deputado estadual muito conhecido.

PP maior

A ida do deputado estadual Nelson Sales para o Partido Progressista vai tornar a bancada ainda mais forte na Assembleia Legislativa do Acre. A onda PP deve aumentar nos próximos dias, um grupo de advogados sinalizou adesão e mais de cinquenta médicos vão assinar a ficha de filiação.

Deputado Nelson Sales

Rosana do Sinteac

A professora Rosana Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), comemorou – embora ache tardia – a decisão do governo que acatou a sugestão da entidade e lançou o programa de climatização das escolas da rede pública.

Esclareceu

Reivindicação do Sinteac desde a primeira gestão, a campanha pela climatização das escolas da rede estadual só foi atendida agora, no segundo mandato da atual diretoria do sindicato. A medida deverá beneficiar mais de 140 mil estudantes matriculados na Educação básica.

Prazo estratégico

Rosana não comentou, mas os dois grandes investimentos anunciados pelo governo do Acre – que diz ter R$ 1 bilhão para investir até o ano que vem – tem como alvo as eleições para governo. As obras serão inauguradas até o mês de junho, no limite da lei eleitoral. Estratégia? Eu diria que modus operandi desse governo que faz o que os outros faziam, nada diferente.

Professora Rosana Nascimento

Clima no Congresso

Após intenso bate-boca e muito nervosismo, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Tasso Jereissati (PSDB/CE), desistiu de retomar a reunião em que estava prevista a leitura do relatório sobre o projeto de lei da reforma trabalhista. Jereissati deu como lido o relatório e marcou a votação da reforma na comissão para a próxima terça-feira (30).

Enquanto isso…

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 2 pontos de abril para maio e acumula alta de 11,1 pontos nos primeiros cinco meses do ano, indo a 84,2 pontos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV).

Recuperação

A evolução favorável da confiança dos consumidores em maio recupera parte da queda de 3,1 pontos no mês anterior, quando o índice atingiu 82,2 pontos. Para a coordenadora da Sondagem do Consumidor da FGV, Viviane Seda Bittencourt: “O resultado foi influenciado pela melhora das expectativas com relação à situação financeira das famílias e o ímpeto de compras, ambos os quesitos positivamente influenciados pela inflação mais baixa e os juros nominais em queda”.

Já era tempo

Para um Estado com bandeira de sustentabilidade, já era tempo a digitalização de processos pela Universidade Federal do Acre. A instituição aderiu, recentemente, ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para tramitação de processos da instituição. O sistema, que está em fase inicial de implementação, foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Extensão a outros órgãos

A solução é cedida gratuitamente para órgãos públicos do Executivo federal e governos estaduais e municipais. O sistema transfere a gestão de documentos e processos eletrônicos da instituição para um ambiente virtual, desde criação, edição e assinatura até armazenamento de processos. Na Ufac, a mudança do processo em papel para o formato eletrônico se dará por meio de um projeto-piloto que será iniciado no dia 29 de setembro deste ano.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost