Deputados estaduais manifestam apoio à pacientes portadores de lúpus

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) defendeu durante a sessão desta quinta-feira (13) a imediata reposição, pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), dos medicamentos para atender os pacientes acometidos por lúpus. Ela frisou que é inadmissível que esses pacientes tenham seus quadros clínicos agravados por conta da ineficiência da gestão pública.

“Quero saudar os pacientes portadores de lúpus que aqui estão fazendo reivindicações justas. Se houvesse responsabilidade, não deixava faltar o medicamento para que essas pessoas tenham melhor qualidade de vida. Quando elas não tomam as medicações indicadas, a disfunção renal vai atingi-las e isso sai mais caro para o Estado. Isso é uma questão de decisão político-administrativa e amor ao próximo. Se ele soubesse o custo que é colocar uma pessoa na máquina de diálise, ele não deixava faltar a medicação”, disse Eliane Sinhasique ao referir-se ao secretário Gemil Júnior.

A deputada peemedebista pontuou que o Parlamento acreano está de portas abertas para a causa e disse que levará o assunto ao conhecimento da bancada federal do Acre, para, caso necessário, sejam alteradas as portarias do Ministério da Saúde.

Deputada Eliane Snhasique

“São 235 pacientes em Rio Branco. As máquinas não estão dando conta e os médicos têm que optar por atender os casos mais graves. Eu espero que o secretário nos ligue para que eu passe a ele a relação de medicamentos que estão faltando e ele possa providenciar a compra. Temos muitos pacientes com lúpus que se tomarem a medicação não precisam ir para a diálise. Mas o que temos aqui é o relato de sofrimento para que tenham piedade daqueles que precisam. Vocês têm neste Parlamento o apoio que vocês precisam e por essa causa nós vamos lutar, seja mudando portarias do Ministério da Saúde ou conversando com nossa bancada federal”, ressalta.

Em pronunciamento, o deputado Daniel Zen (PT) garantiu que levará a reivindicação ao secretário de Saúde do Estado, Gemil Júnior, e que fará o possível para que a situação seja resolvida. “Quero aqui manifestar toda a minha solidariedade a esses pacientes. Podem contar conosco, com a nossa mediação para resolver essa situação. É um caso realmente muito delicado, mas sentaremos com o secretário de Saúde para tentar resolver. Sabemos que dependemos do SUS para garantir esses medicamentos, mas da minha parte farei o possível para que esses medicamentos sejam devidamente fornecidos”, afirmou.

Deputado Daniel Zen/Foto:AgênciaAleac

Daniel Zen falou ainda do esforço que as comissões da Aleac e os parlamentares estão fazendo para esvaziar as gavetas do Parlamento acreano antes do recesso de julho.

“Ontem iniciamos os trabalhos às 10 horas da manhã e finalizamos às 18:30 horas, tudo para garantir a votação de todos os projetos que tramitam na casa. Hoje, vamos analisar o projeto de lei do Poder Executivo que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2018. A matéria será discutida pelos membros das Comissões de Orçamento e Finanças e Constituição e Justiça antes de ir à discussão e votação em plenário”, frisou.

O deputado Antônio Pedro (DEM) pediu que o governador tenha mais amor pela vida dessas pessoas, e solicitou que ele providencie com urgência a medicação necessária. De acordo com o parlamentar, a capital possui 235 pacientes que fazem hemodiálise, em Cruzeiro do Sul são 35.

Deputado deputado Antônio Pedro

“Senhor governador, tenha amor pelas pessoas. Essa não é a primeira vez que eles nos pedem socorro. Quando o indivíduo tem condição, ele dá um jeito para comprar seus remédios, mas esses não têm, e a Constituição brasileira lhes assegura o direito de receber o medicamento de que precisam. Muitos estão morrendo, lúpus é uma doença séria, não tem cura, a medicação é cara. São pessoas carentes, tenha misericórdia, senhor governador”, suplicou o parlamentar.

Gehlen Diniz(PP) pediu que as bases oposicionista e governista se unam para conseguir intervir junto ao governo e providenciar a compra e liberação dos remédios necessários. Solicitou ainda que a imprensa faça ampla cobertura do caso, a fim de pressionar o Poder Executivo a tomar providências urgentes.

Deputado Gehlen Diniz/Foto:AgênciaAleac

“Essa situação em que se encontram as pessoas que aqui estão é um problema de todos nós. Elas precisam, necessitam, pois podem ter seu estado de saúde agravado. São pessoas portadoras de lúpus, pacientes renais crônicos, que estão vendo amigos morrerem. Peço que a mídia dê a cobertura necessária para esse caso, pressionando o governador a agir. Essas pessoas pedem socorro, vamos socorrê-las! ” Finalizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost