25 de abril de 2024

Rio Acre reduz cerca de cinco centímetros em 24 horas na Capital

Nas últimas 24 horas, o nível do Rio Acre apresentou uma redução de cinco centímetros em Rio Branco, chegando a 1,66 metro, segundo medição feita pela Defesa Civil Estadual.

Em Brasileia o nível das águas elevou em quatro centímetros e está com 1,20 metro; em Xapuri, o Rio elevou para 1,87 metro; Capixaba, o manancial permanece estável com 1,35 metro; e o Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre. está com 1,67 metro uma baixa de dois centímetros.

Nível do Rio Acre diminuiu cerca de cinco centímetros em 24 horas (imagem ilustrativa)/Foto: Ângela Peres- Secom

Rio Madeira

Na região do Abunã (RO), o Rio Madeira registrou uma diminuição de três centímetros entre a quinta-feira (17) e esta sexta-feira (17) no nível de suas águas chegando a 9,49 metros, de acordo com informações da Agência Nacional de Águas (ANA).

A travessia do Madeira demanda até 24 horas de espera para ser concluída, ocasionando filas quilométricas em consequência da formação de bancos de areia às margens do leito. Na última segunda-feira (14), o Governo de Rondônia decretou situação de emergência na região; com isso, medidas emergências poderão ser tomadas pelos órgãos públicos para minimizar os problemas na região.

Rio Madeira também sofre com seca severa no período de estiagem /Foto: Reprodução

Plano de contingência

O Departamento Estadual de Pavimentação de Saneamento (Depasa) apresentou o plano de contingência de abastecimento no início do mês. Algumas regiões de Brasileia, Porto Acre e Rio Branco estão sendo abastecidas com o auxílio de carros-pipa.

A autarquia pede que a população economize agua durante este período de estiagem, quando o abastecimento requer um esforço maior do que em outros meses. Em Rio Branco, qualquer denúncia contra o desperdício de água pode ser feita pelo telefone 0800 721 1314, pela página do Facebook Depasa Governo do Acre, no número de WhatsApp: 99238 0101 ou se dirigindo a Central de Serviços Públicos (OCA).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost