Presídios de CZS não possuem muros, forros são PVC e presas não tomam banho de sol

A constatação foi do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindap), Adriano Marques, depois de uma visita às unidades do presídio Manoel Neri e Guimarães Lima, no município de Cruzeiro do Sul, distante 648 quilômetros da capital.

Entre os principais problemas estão a falta de muros na unidade feminina e nos novos pavilhões masculinos. “Vamos denunciar essa situação ao Ministério Público Estadual”, diz o sindicalista.

Presídio Manoel Neri e Guimarães Lima/Foto: ContilNet

Penitenciária Feminina Guimarães Lima/Foto: ContilNet

Reconstruído após um motim em novembro do ano passado, o presídio feminino possui forro à base de PVC (plástico), o que, além de não garantir a segurança, é um material altamente inflamável. “Isso é um escárnio”, desabafou Adriano Marques, informando que as presas não tomam banho de sol porque a unidade não dispõe de estrutura física.

Marques afirma ainda que as constantes fugas e rebeliões são por causa das “precariedades” das unidades. “Aqueles pavilhões são barris de pólvora”, alerta ele, para quem o sistema carcerário do Acre é caótico.  “A direção do Instituto de Administração Penitenciária sabe da situação, mas não toma nenhuma providência”, denuncia ele.

Precariedades levam sindicalista a cogitar acionar orgãos como o MPE/Foto: ContilNet

Precariedades levam sindicalista a cogitar acionar orgãos como o MPE/Foto: ContilNet

Figuram também como deficiências ou problemas os coletes balísticos vencidos, rádios comunicadores quebrados, efetivo reduzido (necessita-se de mais 100 homens e 40 mulheres), ausência de equipamentos de proteção de segurança (capacetes, coletes, escudos), falta de armamentos letais e não letais e remédios. “No presidio feminino, numa única sala, funciona banheiro, monitoramento, alojamento e cozinha”, descreve Adriano Marques.

O diretor do Iapen, Martins Hessel, diz que os recursos para a construção dos muros estão sendo pleiteados junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Quanto à contratação de novos agentes, declara que está sendo feito um levantamento, mas que não existe a previsão para a realização do concurso. “Estamos também providenciando os demais equipamentos de proteção e segurança”, afirma o diretor.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost