Jogos do Instituto Federal do Acre reúne estudantes em série de competições esportivas

jifac1Mais de 250 atletas se preparam para participar da etapa estadual dos Jogos do Instituto Federal do Acre – JIFAC 2016 que terão início nesta sexta-feira (8), no município de Tarauacá. A abertura do evento será no mesmo dia, a partir das 20h00, no Ginásio Municipal. O JIFAC é um evento realizado anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão do IFAC (Proex) através da Coordenação de Exporte e Lazer. Os jogos vão até o domingo, 10 de julho.

Os atletas e equipes participantes são alunos do IFAC que alcançaram bons resultados nas seletivas nos campi, e conseguiram se classificar para a etapa estadual. Os estudantes competirão nas modalidades coletivas no Handebol, Futsal, Basquetebol e Vôlei de Praia, e em individuais, como Atletismo, Xadrez e Tênis de mesa.

A goleira da equipe de Handebol Feminino do Campus Avançado Baixada do Sol, Maquilene Lima, 17 anos, contou que a expectativa para a participação no JIFAC é grande. “As nossas expectativas são as melhores, nós treinamos muito para competir e esperamos a vitória”, disse a goleira. De acordo com Maquilene, a equipe existe há três anos, mas só competiram pela primeira vez no JIFAC 2015, em Cruzeiro do Sul. O bom resultado levou a equipe para a etapa regional, em Porto Velho.

jifac2

No ano passado, em 2015, mais de 150 estudantes participaram da etapa estadual dos jogos em Cruzeiro do Sul /Foto: Assessoria

A treinadora da equipe de Handebol, Tanayra Rocha, reforça as palavras da atleta. “Esperamos colher os frutos desse trabalho com a equipe e fazer bons jogos, que as meninas consigam executar aquilo que foi planejado”, completou.

Assim como a equipe de handebol feminino do Campus Avançado Baixada do Sol e várias outras, os atletas e equipes que alcançarem os melhores resultados nesta etapa estadual do JIFAC 2016 terão a chance de competir na fase regional dos Jogos dos Institutos Federais, JIF’s. Este ano, o evento será realizado em Manaus no período de 28 de agosto a 02 de setembro.

Jogos no IFAC – A proposta do JIFAC é promover a participação dos estudantes em atividades esportivas de cunho educacional. Entre seus objetivos, os jogos visam integrar alunos, professores e técnicos, identificar talentos no esporte e estimular a prática esportiva. Além disso, por meio do esporte, o JIFAC busca propiciar o desenvolvimento integral dos estudantes, como seres sociais, autônomos, democráticos e participantes, contribuindo para o pleno exercício da cidadania.

Handball é destaque entre as modalidades /Foto: Assessoria

Handball é destaque entre as modalidades /Foto: Assessoria

Com essa proposta, o IFAC realizou o primeiroJIFAC no ano de 2010, mobilizando cerca de 200 atletas tanto do IFAC como de outras escolas. O evento contou com a parceria de diversos órgãos públicos e instituições da iniciativa privada. Entre os campeões, 18 atletas representaram o IFAC na etapa regional do JIF realizada em novembro do mesmo ano, em Belém-PA.

No ano passado, em 2015, mais de 150 estudantes participaram da etapa estadual dos jogos em Cruzeiro do Sul. Os jogos definiram os representantes do IFAC na etapa Norte do JIF’s que aconteceram em outubro na cidade de Porto Velho-RO. A delegação contou com 79 pessoas entre atletas e treinadores e foi a maior já enviada pelo IFAC para participação em campeonatos esportivos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost