26 de abril de 2024

“Lula tinha pleno conhecimento de tudo”, diz Renato Duque em depoimento a Moro

O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque afirmou nesta sexta-feira (5) em depoimento ao juiz Sérgio Moro que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “tinha pleno conhecimento” e “comandava” o esquema criminoso investigado pela Operação Lava Jato.

O depoimento desta sexta-feira se deu no âmbito da ação penal na qual ele, o ex-ministro Antonio Palocci, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o empresário Marcelo Odebrecht e mais 11 pessoas são réus. A audiência foi realizada na sede da Justiça Federal em Curitiba a pedido do próprio Renato Duque , que está negociando um acordo de delação premiada.

Renato Duque se disse arrependido de ter cometido crimes e de ter permitido que eles ocorressem na Petrobras/Foto: Agência Brasil

Segundo o ex-diretor da Petrobras, Lula teria encarregado o ex-ministro Antonio Palocci em 2012 para tratar da propina em contratos com estaleiros que iriam construir sondas para a exploração do pré-sal pela estatal.

Vaccari Neto teria consultado Palocci e depois comunicado o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco de que, nesse caso específico, a propina seria repartida na proporção de “um terço para a casa [agentes da estatal] e dois terços para o partido”.

Duque afirma que parte dessa propina foi direcionada a Lula. “Os ‘dois terços’, o Vaccari me informou, iriam para o Partido dos Trabalhadores, para José Dirceu e para Lula, sendo que a parte do Lula seria gerenciada pelo Palocci”.

Diante dessa informação, segundo o depoente, ele procurou Pedro Barusco (que havia ficado incomodado com a divisão proposta por Vaccari) para alertá-lo. “Na época eu conversei com ele e disse que ele não estava lidando com peixe pequeno. A gente estava falando de peixe graúdo.”

Clique AQUI para ver os vídeos e continuar lendo a matéria

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost