Tuberculose: nove pacientes fazem tratamento da doença em Sena Madureira

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões. Em um passado não muito distante, muitas pessoas morreram em decorrência da doença. Contudo, essa realidade de uns tempos vem mudando, já que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento gratuitamente e as possibilidades de cura são grandes.

Em Sena Madureira, segundo levantamento da Secretaria de Saúde, de abril a junho desde ano, em torno de 9 casos de tuberculose foram confirmados e todos esses pacientes estão fazendo o tratamento. “A unidade Carlos Afonso, próxima à Ufac, é referência para esses pacientes. Vale lembrar que o tratamento dura seis meses e há 100% de chance da pessoa ser curada”, informou a enfermeira Tairine Sampaio, coordenadora do programa de combate e controle à Tuberculose em Sena.

Às vezes uma simples tosse pode ser mais sério do que se imagina

Segundo ela, mediante a constatação dos sintomas, é importante que o morador procure auxílio nas unidades de saúde. “Um dos sintomas mais frequentes é a tosse por mais de duas semanas. Recomendamos que as pessoas procurem as unidades de saúde nesse tipo de situação, afinal de contas trata-se de uma doença que pode ser curada”, completou.

Sintomas de Tuberculose

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:

– Tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue
– Cansaço excessivo
– Febre baixa geralmente à tarde
– Sudorese noturna
– Falta de apetite
– Palidez
– Emagrecimento acentuado
– Rouquidão
– Fraqueza
– Prostração.

O tratamento é feito no próprio município de Sena Madureira.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost