26 de abril de 2024

“Não vai pagar sozinho, tem peixe graúdo que vai se enrolar também”, diz parente de Marinheiro

Retardatários

Enquanto a pré-candidatura ao governo estadual pela oposição parece consolidada, com o senador Gladson Cameli (PP) a correr o Estado em conversas com os eleitores, a Frente Popular do Acre retarda o anúncio do nome a postular a sucessão do governador Tião Viana.

As circunstâncias obrigam

Sabedores que somos de que a escolha recairá sobre o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), a pantomima deve se prolongar ainda mais, agora que foi revelado o tamanho do escândalo na Emurb.

Frente Popular continua retardando a oficialização de Marcus Alexandre à disputa ao governo em 2018 /Foto: Reprodução

Pontapé

Não obstante isso, o PCdoB já sinalizou a tendência de não abrir mão da indicação do vice, seja quem for o candidato do PT ao governo. Nas eleições de 2014, Perpétua Almeida chutou a porta do gabinete de Tião para proferir a ameaça de desferir também um pontapé no balde. Foi candidata ao Senado contra a vontade do governador.

Não influem, mas podem atrapalhar

De um integrante da cúpula petista, este colunista já ouviu que o PCdoB não influi numa eleição majoritária, mas pode atrapalhar – e muito. Daí a força dos membros da sigla na hora de negociar suas demandas.

Marinheiro de segunda viagem

Com o nome no olho do furacão, o petista Jackson Marinheiro, mandado ao cárcere pela segunda vez sob a acusação de traficar no órgão benefícios pessoais, vai ser a pedra no sapato do provável candidato governista.

Peixe grande

Um familiar de Marinheiro, bastante revoltado com sua prisão, disse ontem à coluna que se judiarem muito dele, e os parceiros não o defenderem, tem “peixe graúdo” que vai se enrolar também. Perguntado quem seria esse “peixe”, , ele só pediu para aguardar. “Se ele não falar tudo para a justiça e para a imprensa, eu falo”, disse o parente de Marinheiro.

Não estava só

E foi além: “O certo que nesse esquema criminoso e milionário em que Marinheiro fazia parte, segundo a justiça, ele não se beneficiou sozinho. Impossível um secretário construir um patrimônio tão grande, em tão pouco tempo, e os comandantes não saberem de nada.”

Outro momento

E por mais que o otimismo de alguns resulte no discurso de que o caso não influenciará na decisão do eleitorado acreano, cabe lembrar que o PT não tem a mesma musculatura política de outrora. Soterrado em denúncias de corrupção, a qual levou à prisão seus principais líderes e mergulhou o país na crise, o partido amarga uma rejeição sem precedentes.

Balaio

Até então a salvo da comparação com os companheiros do andar de cima, os petistas podiam dizer que nada tinham a ver com os mensalões e petrolões. O desvio de recursos do município de Rio Branco, somado ao escândalo da Sehab, colocou a todos no mesmo balaio.

Mais adversidades

Há outros fatores adversos ao PT. O primeiro deles foi a repetição do discurso sobre a naturalidade de Marcio Bittar, martelado à exaustão nas eleições de 2004, para a prefeitura da capital, e em 2006, na corrida ao Palácio Rio Branco. Tal argumento se fundamentava na premissa de que ele não poderia governar o município – e ainda menos o Estado – por ser um “forasteiro”. Ora, o Sr. Marcus Alexandre tampouco é acreano, ao contrário do seu virtual adversário.

Remeber

Outro fator a pesar contra os companheiros diz respeito à campanha virulenta deflagrada contra Flaviano Melo (PMDB) em 2002, quando ele renunciou ao mandato de prefeito da capital para candidatar-se ao governo do Estado. Acusado de trair os eleitores e faltar com a responsabilidade que lhe fora confiada por eles, eis que agora é Marcus Alexandre quem se vê na iminência de trilhar o mesmo caminho. Detalhe: Flaviano foi derrotado por Jorge Viana, que concorria à reeleição.

Subjetividade

A terceira adversidade é mais subjetiva, e está relacionada à estratégia que levou Dilma Rousseff à Presidência da República. Apresentada ao público como gestora competente e determinada, ela acabou por levar o país à falência e uma parcela significativa do eleitorado a ansiar por “novidades”, a exemplo do ultradireitista Jair Bolsonaro.

Tendência

Por incrível que possa parecer, as eleições de 2018 podem ser decididas com base na ideia de que políticos habilidosos, cujas ideias estão em consonância com os anseios do povo, são preferíveis a gestores experientes.

Fica a dica

Mas as lideranças da oposição no Acre não fiquem também tão confiantes. O nome do prefeito Marcus Alexandre vem sendo bem avaliados em todas as pesquisas realizadas até o momento, e ele vem saindo da capital para conversar com o povo do interior do estado.

Habilidoso

Marcus é habilidoso e já provou isso em duas eleições que ganhou da oposição acreana. Tem bons articuladores trabalhando o tempo todo para aparar arestas. Sem contar com duas máquinas poderosas que lhe dão total suporte.

Bem articulada

Quem tem andando muito é a deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Em Rio Branco, seu nome já e consolidado, mas ela também está montando uma base arrumada em Sena Madureira e em outros municípios. Já foi até em Santa Rosa e no Jordão. É um dos nomes com muitas chances de reeleição em 2018.

Deputada Eliane Sinhasique /Foto: Reprodução

Novata

Das lideranças novatas, a empresária Charlene Lima (PTB) é um dos nomes com grandes chances de se eleger deputada estadual em 2018. Tem base em Sena, Rio Branco e vem fazendo boas articulações no Alto Acre.

Bispa no Alto Acre

Quem andou de braços dados com o ex-prefeito André Hassem neste fim de semana em Epitaciolândia foi a ex-deputada Antonia Lúcia. Ninguém sabe se fecharam alguma parceria para o ano quem vem.

Os nomes

Em Sena Madureira está assim: Ghelen Diniz, Charlene Lima e Carlos Vale e Josanadro Cavalcante como nomes já certos para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Para a Câmara federal até agora só quem botou a cara no sol foi a jornalista Wania Pinheiro.

Quem será?

Há quem diga que o prefeito Mazinho Serafim deverá lançar sua mulher, Meire Andrade para a disputa na Aleac. Mas o que a coluna tem certeza mesmo é de uma grande queda que Serafim tem pela ex-deputada Antonia Sales.

Manifesto

Empresária Charlene Lima deverá se manifestar ainda esta semana sobre sua situação política em Sena. O certo é que a Musa do Iaco não divido mais o pirão de mandi com a prefeito Mazinho Serafim, que ela ajudou a eleger.

Bittar no Juruá

O ex-deputado Marcio Bittar está a semana inteira no Juruá. Acompanhado do ex-prefeito Vagner Sales, deputada Jéssica e Antonia Sales, Bittar foi apresentado com festa em todos os diretórios do PMDB da região.

Para lembrar

Todos sabem que Vagner e sua família são referências na política do Juruá, mas na última eleição, quando Bittar foi candidato ao governo e tinha a esposa de Sales como vice, perdeu a eleição naquela região para o candidato do PT. Até hoje ninguém entendeu o que houve.

Desta vez, Bittar aparece em primeiro lugar em uma recente pesquisa espontânea realizada pelo instituto Vox Popoli. O que todos esperam é que ele aparece melhor ainda depois desse “gás” que a família Sales vem dando à sua pré-candidatura. A conferir.

Negócios em baixa

A despeito do enorme público que compareceu por lá, a Expoacre Juruá, cujo encerramento se deu no domingo (3), em Cruzeiro do Sul, se resumiu à arrecadação de uns poucos caraminguás – insuficientes para atender aos nobres objetivos de movimentar a economia regional.

Contrassenso

Aliás, quem foi à Feira reclamou dos preços. Mas já estamos acostumados a ver o governo custear eventos com recursos públicos em benefício de comerciantes que nos esfolam na fatura.

O olho da cara

Trata-se de algo inconcebível pelo duplo benefício recebido pelos afortunados. Além da autorização para comerciar em eventos públicos, essa gente ainda sobretaxa os produtos vendidos ao consumidor. Em outras palavras, nobre leitor, você e eu pagamos duas vezes a mesma conta.

Amigos do poder

E para não perder o embalo, o mesmo se dá em outros espaços de uso permanente, como o Parque da Maternidade, cujos beneficiários mantêm suas atividades comerciais graças à amizade com gente do poder – e não amenizam na cobrança. Enquanto isso, o salário, ó…

Surreal

Não é à toa que o orçamento destinado à mídia oficial supera os repasses previstos, por exemplo, para a Polícia Militar. Pena que a violência e o crime organizado sejam imunes ao apelo publicitário que martela dia e noite um Acre surreal.

Emenda parlamentar

A assessoria de imprensa do deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) informa que ele destinou R$ 400 mil de suas emendas individuais para a construção da primeira quadra coberta de Manoel Urbano. Por incrível que possa parecer, isso inexiste no município.

Reivindicação

A decisão Ufac e Enemde destinar recursos para a obra ocorreu após encontro, feito na última sexta-feira (1º), com alunos do ensino médio de Manoel Urbano. O local escolhido para a construção da quadra coberta foi a escola Nazira Anute.

Além disso, o deputado prometeu trabalhar junto com seus colegas de bancada em Brasília para garantir a oferta de curso superior da Universidade Federal do Acre na cidade. Outro contratempo enfrentado pelos estudantes concludentes do ensino médio é ter que fazer as provas do Enem Sena Madureira. Moisés prometeu brigar para que os exames sejam aplicados no próprio município.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost