Igreja Católica inicia neste domingo programação especial da Semana Santa na Capital

Como tradição católica celebrada há mais de mil anos, a Semana Santa movimenta fieis cristãos do Brasil inteiro para reviver na fé, a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No Acre, todos os anos, a data é marcada por procissões, momentos de oração e missas.

Os dias que iniciam no Domingo de Ramos (25) – a festa que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém – se estendem até o domingo de páscoa (31), quando se comemora a Ressurreição de Cristo.

Em entrevista concedida à ContilNet sobre o período religioso, o pároco da Catedral Nossa Senhora de Nazaré em Rio Branco, Mássimo Lombardi, falou sobre o compromisso dos católicos em anunciarem a mensagem de cristo na terra.

“Devemos acolher Jesus, principalmente nesse cenário de violência e disputa, nos nossos corações, assim como aquele povo no Domingo de Ramos acolheu-o em Jerusalém, com festas e muita alegria”, comentou.

Padre Mássimo Lombardi/Foto: Reprodução

Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração.

Segundo o evangelho, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho – o simbolo da humildade – e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. A multidão o aclamava: “Hosana ao Filho de Davi!” Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

O padre também afirmou que a morte e a ressureição de Jesus, sobretudo a ressureição, nos ensina que sempre o bem prevalece e que o Principe da Paz – referindo-se à Cristo – nos traz a saída e a solução para o ‘caos’ que vive o estado e todo o país.

“Não sabemos para onde correr nessa cidade assolada pela violência, mas Cristo, o Príncipe da Paz, nos dá uma saída, que é buscar o amor, acima de todas as coisas”, disse.

Programação

O religioso afirmou que mais de 30 mil pessoas são esperadas para a comemoração religiosa.
No Domingo de Ramos, as missas de consagração acontecem nas paróquias dos bairros da capital, nos horários já definidos por cada comunidade. Na Catedral, haverá missa às 6h, às 8h, às 17h e também às 19h, com benção dos ramos.

Na segunda-feira (26) e terça-feira (27), as paróquias realizam missas e confissões.

Na quarta-feira (28), haverá Missa Crismal, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, às 19h.

Na sexta-feira santa (30), procissão de Cristo Morto pelas ruas de Rio Branco (todos devem vestir-se de branco e levar uma vela para essa procissão).

Por fim, no domingo de Páscoa (01/04), acontece o alvorecer da Ressurreição, na Concha Acústica, com concentração e animação a partir das 4h. Às 5h, Santa Missa (todos devem vestir-se de branco, em alusão ao encerramento da Campanha da Fraternidade, com momento de Oração pela Paz em Rio Branco).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost