Novo medicamento contra HIV será disponibilizado em maio no Acre

A disponibilização do medicamento Profilaxia Pré-Exposição (PrEp), novo na prevenção à infecção pelo vírus HIV, será feita a partir de maio pelo Governo do Estado.

PrEp é um novo medicamento no tratamento contra o HIV/Foto: reprodução internet

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) que bloqueiam algumas formas que o HIV usa para infectar seu organismo. Ela só possui efeito se você tomar os comprimidos diariamente e antes de ter contato com o vírus. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente do medicamento em sua corrente sanguínea para bloquear o vírus.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) nesse primeiro momento será ofertada apenas à população-chave definida pelo Ministério da Saúde, que são os homossexuais e trabalhadores do sexo. Mas o intuito é de que, futuramente, a medicação possa ser disponibilizada para toda a população.

HIV

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 37 milhões de pessoas no mundo vivem com HIV hoje em dia. Desse total, pouco mais de 19 milhões estão em tratamento com terapia antirretroviral.

Já no Brasil, o Ministério da Saúde aponta que 830 mil pessoas sejam portadoras do agente causador da aids.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Novo medicamento contra HIV será disponibilizado em maio no Acre