Por causa da greve de fome cinco detentos passam mal no interior do Acre

A greve de fome que iniciou nesta semana no presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, entrou, nesta quinta-feira (16), em seu quarto dia. Resistentes, os apenados ainda não sinalizaram quando pretendem encerrar o “jejum”.

No final da tarde desta quarta-feira (15), segundo informações da direção da unidade, pelo menos cinco reeducandos passaram mal e foram retirados das celas para atendimento médico.

“Em razão da falta de alimentação, e, com o passar dos dias, estão sendo verificados problemas relacionados à desidratação. Porém, estamos atentos e com a equipe pronta para prestar o serviço necessário, encaminhando os mesmos para a unidade de saúde”, ressaltou Aécio Lima, diretor do presídio local.

De acordo com ele, das 18 reivindicações apresentadas pelos detentos, 70% estão sendo atendidas, por se tratar de um direito deles. Mesmo assim, a greve de fome não tem data certa para ser encerrada. Após receber atendimentos eles regressaram á penitenciária.

A comida despreza pelos presos está sendo doada/Foto: reprodução

“A maioria dessas reivindicações estão sendo atendidas. Outras, porém, não serão aceitas, como por exemplo: Aumentar o horário de visitas, colocar rádios em cada cela, acabar com os uniformes e outras”, salientou.

Na quarta-feira muitos reeducandos ficaram sem a chamada “visita íntima”. Por esse motivo, as mulheres dos presos se deslocaram até a sede do Ministério Público para reivindicar mudança nesse sentido. “O presídio de Sena tem 6 pavilhões. Em dois deles a greve de fome não foi aderida. Com isso, a visita só foi liberada para aqueles que não estão participando da greve”, informou.

Na manhã desta quinta-feira (16), o diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), Aberson Carvalho, divulgou uma nota onde afirma categoricamente que o estado não vai se curvar aos benefícios, segundo ele, do crime organizado. Confira:

“Bom dia! Ontem no estado as unidades de Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, ficaram em procedimento, foram feitas revistas. Alguns presos começaram a passar mal por desidratação, toda assistência médica está sendo prestada. Reuni com familiares dos presos, aquilo que é garantido por lei, continuaremos a atender e vamos ainda fortalecer, porém, regalias na unidade Antônio Amaro não serão permitidas. Somos um governo que cumpre a Lei, porém, não nos curvaremos aos benefícios do crime organizado. Durante a noite não ocorreu alteração. Seguimos firmes!”

Informações Sena Online.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost