25 de abril de 2024

Sobe para 44 mortos e 660 feridos o nº de vítimas de terremoto no Japão

Subiu para 44 mortos e 660 feridos o número de vítimas de um forte terremoto que ocorreu na semana passada no norte do Japão, informou nesta segunda-feira (10) o governo do país.

O fornecimento de energia segue afetado na região, e o governo pede uma economia de energia de 20% em Hokkaido. A montadora Toyota está com o trabalho suspenso em 16 de suas 18 fábricas.

Moradores observam nesta quinta-feira (6) o estrago provocado por terremoto em Sapporo, na Ilha de Hokkaido, no norte do Japão (Foto: Hiroki Yamauchi/Kyodo News via AP)

Moradores observam nesta quinta-feira (6) o estrago provocado por terremoto em Sapporo, na Ilha de Hokkaido, no norte do Japão (Foto: Hiroki Yamauchi/Kyodo News via AP)

O terremoto de magnitude 6,7 ocorreu na madrugada de quinta-feira (6) e paralisou temporariamente a ilha de Hokkaido, cortando o acesso por via aérea e ferroviária e derrubou a energia da ilha, que tem o tamanho da Áustria.

Cerca de 2,5 mil pessoas permanecem desabrigadas, segundo a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do país, após deslizamentos de terra enterrarem casas e as chuvas no fim de semana afetarem o solo – uma ameaça ainda maior a casas instáveis.

Cerca de 40 mil pessoas trabalham na limpeza e na retirada de escombros, segundo Yoshihide Suga, porta-voz do governo, e não há mais moradores desaparecidos.

Falta de energia

A energia elétrica foi restaurada para quase todas as pessoas em Hokkaido, mas o ministro do Comércio, Hiroshige Seko, pediu que os 5,3 milhões de habitantes e as empresas utilizem cerca de 20% menos energia para evitar mais apagões.

“É muito importante agora que todos os moradores, empresas, o governo e os fornecedores de eletricidade trabalhem juntos para atingir essa meta de economia de energia de 20%”, disse Seko em uma coletiva de imprensa no domingo.

Com a eletricidade restaurada, a Toyota informou se prepara para retomar hoje a produção nos turnos noturnos de sua fábrica de peças em Tomakomai, que constrói transmissões e outros componentes.

Apesar disso, a montadora suspendeu a montagem de carros em 16 de suas 18 fábricas no país, para avaliar seu estoque de peças, e decidirá nas próximas horas se retoma o trabalho na amanhã.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost