26 de abril de 2024

PCdoB elege uma deputada no Acre, mas corre ‘risco de vida’; entenda o porquê

Nesta eleição, 31 deputados foram eleitos por partidos que não atingiram a cláusula de desempenho. Essa cláusula, que prevê percentual mínimo de representatividade dos partidos para sua continuidade, pegou vários partidos de surpresa, dentre eles a Rede, da acreana Marina Silva.

Outros partidos estão na mesma berlinda. O PCdoB é um deles. No Acre, elegeu Perpétua Almeida como deputada federal. De acordo com informações de sites nacionais, além da representante pelo Acre, a sigla elegeu outros oito deputados em sete estados – dois na Bahia, dois no Maranhão, uma no Amapá, uma no Rio de Janeiro, um em Pernambuco e um em São Paulo.

Foto: Reprodução

Não chegou, ainda assim, ao mínimo de nove unidades da federação. O PHS elegeu seis; o Patri, cinco; o PRP, quatro; o PMN, três; o PTC, dois; o PPL, a DC e a Rede elegeram um cada.

Deputados na situação de Perpétua podem mudar de partido a qualquer momento sem risco de perder o mandato. Alguns, como a Rede, já cogitam fusão – o partido de Marina já conversa com PV e PPS.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost