25 de abril de 2024

Prefeitura trabalha para garantir iluminação em pontos prejudicados pelo vandalismo em Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco concentra grande esforço para retomar a iluminação pública em pontos que sofrem com o vandalismo na capital. O sistema de iluminação da Praça da Biblioteca Pública, por exemplo, foi restabelecido neste último domingo, 21, pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas, após ação de vândalos que deixou o local às escuras. A Praça da Biblioteca é tradicional ponto de encontro das famílias acreanas.

Prefeitura garante iluminação de praças e outros pontos da Capital/Foto: Ascom PMRB

O anúncio do restabelecimento da iluminação naquela praça foi feito pessoalmente pela prefeita Socorro Neri, que determinou atenção máxima aos pontos prejudicados pelo vandalismo. O trabalho não é fácil porque os custos são muito altos e a Prefeitura de Rio Branco não conta com recursos à monta que demandam os serviços. “A Cosip, que é a contribuição para o custeio da iluminação pública, é paga pelo consumidor de energia elétrica na conta mensal de consumo. O valor é repassado para o Município, a quem cabe promover a manutenção da iluminação pública, que compreende a conta da energia consumida mais a substituição de peças e melhorias ”, explicou a prefeita.

Nossa dificuldade em Rio Branco reside no fato de que a quase totalidade da contribuição arrecadada é utilizada para pagar a conta da energia consumida, restando muito pouco para a manutenção e melhoria da eficiência energética”, completou ela, lembrando que “no último mês, tivemos uma arrecadação em torno de R$ 1.186 milhão e a conta de consumo foi de R$ 980mil. Colapso, né?”. O valor da conta de consumo é variável.

Prefeita Socorro Neri vistoria de perto/Foto: Ascom PMRB

Socorro Neri confirmou que realmente há uma grande operação em andamento para melhorar essa situação. “Estamos com um plano para melhorar essa equação, buscando a sustentabilidade do serviço. Falarei muito sobre esse assunto nos próximos dois anos. Esse é um problema que é prioritário resolvermos”, afirmou ela.

O chefe do Departamento de Iluminação Pública, Wilton Marques, coordena o trabalho para recuperar os materiais que os ladrões estão levando. As equipes da Prefeitura percorrem a cidade para garantir a iluminação pública. Apenas como exemplo desse esforço, na Praça dos Seringueiros, no Centro, o sistema de iluminação foi refeito três vezes em apenas 40 dias.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost