ContilNet Notícias

Os fatos mais marcantes na política do Acre, Brasil e mundo: é melhor ‘Jair’ conferindo a Retrospectiva ContilNet

Por TON LINDOSO, DO CONTILNET

Rocha e Gladson Cameli/Foto: Reprodução

Política foi, com certeza, a grande surpresa de 2018 – e foi por isso que o ContilNet decidiu fazer uma retrospectiva exclusiva sobre os fatos mais marcantes do ano. Revolução nas urnas, personalidades presas e muito do que aconteceu nesse ano pode, e muito, fazer com que 2019 seja diferente.

Separamos os fatos mais marcantes do ano, confira!

8- Intervenção Federal

Rio de Janeiro – Militares seguem operando na favela da Rocinha para combater confrontos entre facções de traficantes de drogas (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A bancada do Acre pediu – e pediu muito – ao presidente Michel Temer uma intervenção federal, nos moldes da que aconteceu no Rio de Janeiro. O motivo? Caos e descontrole por parte de autoridades locais. A situação ficou tão preocupante no Acre que o estado se tornou um dos mais violentos do país.

Em se tratando de política e segurança, a situação chegou ao ponto de facções proibirem propagandas de Bolsonaro em regiões do Acre. Descontrole total. No final das contas, o presidente não autorizou nada. Mas a Força Nacional esteve em terras de Chico Mendes em alguns momentos – mais recentemente no trabalho das eleições.

7- Operações: nomes para todos os gostos

Foto:Reprodução

Sicário, Sufágio, Sarcófago, Santinhos, Calvário: esses são alguns dos nomes que ouvimos falar durante o ano que desencadearam na descoberta de esquemas, corrupções, fraudes – sobretudo em eleições, e por aí vai.

A mais recente delas, a Sufrágio, colocou um vereador do interior e um advogado contra a parede, mas isso é assunto para outro tópico.

6- Eleições conturbadas e o atentado a Jair Bolsonaro

Reprodução

A polarização fez com que as eleições, em vários lugares do país, fossem palco de conflitos. No Acre, a campanha foi acirrada. Lá fora, muita confusão e que culminou até em atentado contra o presidente eleito, Jair Bolsonaro.

A imprensa demorou a tratar o caso como atentado. O caso inflamou as eleições e o resultado foi o mostrado nas urnas.

5- Lula: ex-presidente foi preso e fez história

Ilustração

Foram vários dias dedicados à prisão do ex-presidente Lula. Índices expressivos de audiência e a imagem dele sendo carregado pelo povo e, em seguida, sendo dirigido à prisão onde se encontra até hoje.

Passado todo o frenesi, hoje Lula está em Curitiba e os apoiadores, cada vez mais, param de se manifestar.

4- Desventuras do governo Viana

Reprodução

25 promessas, apenas 4 cumpridas, 2 cumpridas em parte. O restante? Ficou o papel. De acordo com um levantamento do G1, Tião deixou de cumprir 19 das suas promessas que fez para se reeleger. No final da sua gestão, não pagou os servidores, deixou de entregar obras acabadas e desistiu de passar a faixa governamental para o governador eleito, Gladson Cameli.

3- Presos

Ilustrativa

André Maia, Vereador Keleu, Doutora Juliana, pastor Manuel Marcus foram alguns dos que foram presos nesse ano de 2018. Todos foram alvo de operações e estão sendo investigados. Os dois últimos, eleitos deputados federal e estadual respectivamente, não conseguiram ser diplomados legalmente – mas isso não significa que eles perderam seus cargos.

André Maia, prefeito de Senador Guiomard, continua preso e o vice, Judson Costa, é quem tem tomado as rédeas no município vizinho da capital.

2- Mulheres na política

Prefeita Socorro Neri/Foto; Assessoria

O segundo lugar foi destinado às mulheres que estão fazendo, ou farão, a diferença. Socorro Neri pegou Rio Branco para si e tem, com seu jogo de cintura, dado conta do recado. Meire Serafim, esposa do prefeito de Sena Mazinho Serafim, arrebentou nas urnas e foi eleita a estadual mais bem votada – com votação de federal!

No governo Gladson, as mulheres vão comandar: a começar pela esposa de Cameli, Ana Paula Cameli que ficará com a ação social e abriu mão da remuneração. A jornalista Silvânia Pinheiro comandará a comunicação. Uma mulher comandará a Sefaz. VEJA TODAS ELAS CLICANDO AQUI.

1- Vitória histórica, no Acre e no país

Gladson e Rocha/Foto: Reprodução

O primeiro lugar não poderia ser outro. Após décadas de comando no Acre, o Partido dos Trabalhadores está fora do governo. Gladson Cameli e Major Rocha serão, respectivamente, governador e vice-governador do Acre a partir do primeiro dia de janeiro.

Jair Bolsonaro/Foto: Reprodução

Lá fora, a maioria silenciosa foi votar e elegeu Jair Bolsonaro para presidir o Brasil. Sua posse também será no primeiro dia de janeiro e, no próximo dia, os ministros serão empossados ao longo do dia.

Será que teremos um 2019 melhor? É o que o portal ContilNet deseja a todos vocês. Um Feliz Ano Novo!

Sair da versão mobile