Rio Branco, Acre,


Zika pode provocar infertilidade em homens, segundo estudo brasileiro

Um trabalho encontrou alterações no esperma de homens infectados com esse vírus - e sugere que esse estrago seria duradouro

Um novo estudo brasileiro sugere que a infecção pelo vírus zika também traz complicações para os homens. Segundo a pesquisa, liderada pela infectologista Vivian Avelino-Silva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), essa infecção pode causar infertilidade.

Quatorze homens infectados pelo vírus em 2016 participaram da pesquisa. Cinco fizeram o exame de espermograma e, em quatro, os resultados ficaram fora dos parâmetros de normalidade estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O espermatozoide dos homens seria afetado pelo zika/Foto: Reprodução

“Isso sugere que pode existir um efeito de infecção por zika que a gente ainda não conhecia, que é uma alteração prolongada, talvez até permanente, de infertilidade entre os homens”, disse Vivian, em entrevista à Agência Brasil.

No entanto, o estudo deve ser visto com cautela, porque ainda não é conclusivo. A cientista destacou que o número de voluntários era pequeno e que a equipe não tinha exames desses cinco homens antes da infecção para comprovar que a alteração foi feita pelo zika.

“Mas já existem estudos em animais que sugerem resultados semelhantes. Achamos que o trabalho é importante para que seja feito um estudo com um número maior de homens”, ressaltou a médica.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Últimas Notícias

Recomendado para você