24 de abril de 2024

Laboratório de pesquisas sobre doenças tropicais no Acre começa a funcionar em abril

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, conheceu na manhã desta sexta-feira, 29, as instalações do Laboratório de Biologia Molecular Charles Merdieux e assegurou o funcionamento da unidade em sua plenitude a partir do mês de abri.

“A nossa intenção é que este Laboratório funcione imediatamente para atender a nossa população e quero parabenizar a Fundação Mérieux por ter esse olhar especial para a Amazônia”, ressaltou.

/Foto: Ascom

A unidade é a mais moderna do Brasil no que diz respeito a realização de pesquisas relacionadas a doenças tropicais. Para o presidente da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), a conclusão do processo de doação do Laboratório demonstra o compromisso da nova gestão em melhorar, cada vez mais, a Rede Pública de Saúde.

“Este Laboratório tem capacidade para estudar todos os vírus comuns na Amazônia e isso é um grande presente que o Acre ganhou da Fundação Mérieux que com certeza irá nos ajudar por muitos anos na realização de diagnósticos”, argumentou.

/Foto: Ascom

Jefté Teixeira da Silva está desenvolvendo seu estudo de doutorado em Biomedicina no Laboratório Charles Merieux. O profissional ressaltou a importância do local para a realização de estudos por meio de avançados equipamentos.

“O Laboratório nos traz a possibilidade de trabalhar em um local que tem a mesma estrutura em países de primeiro mundo e que estamos tendo o privilégio de ter acesso aqui no Estado do Acre”, concluiu.

Sobre o laboratório

Localizado na Fundação Estadual Hospital do Acre (Fundhacre), o Laboratório Charles Mérieux foi inaugurado em 2016. A unidade é uma das mais modernas do país para a realização de estudos na área de doenças tropicais. O investimento realizado pela fundação francesa na construção e aquisição de equipamentos foi de R$ 10 milhões.

O moderno laboratório de biologia molecular permite o desenvolvimento de pesquisas em diversas doenças endêmicas, hepatites virais, tuberculose, entre outras, além de servir de campo para formação de recursos humanos na área de diagnóstico molecular.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost