26 de abril de 2024

PCdoB no Acre reúne militância no sábado para discutir reformas e fusão com PPL

O PC do B (Partido Comunista do Brasil), que elegeu dois deputados estaduais e uma federal nas eleições de 2018 – além de já ter um vereador na Câmara Municipal de Rio Branco – vai reunir sua militância no próximo sábado (09), em Rio Branco (AC), numa conferência extraordinária para debater os rumos da agremiação em relação aos governos estadual e federal, aos quais deve fazer oposição, os próximos passos em relação às eleições futuras e a fusão com o PPL (Partido Pátria Livre). O encontro em Rio Branco é consequência das conferências realizadas em todo o interior. “No PC do B, nenhuma decisão de envergadura é tomada apenas pela direção partidária. Nas decisões de envergadura, contamos com a participação de toda a militância”, disse o deputado estadual Edvaldo Magalhães, um dos dois eleitos em 2018.

Edvaldo Magalhães/Foto: Reprodução

“Nosso Partido jamais abraçará a direita conservadora, tanto no plano local como o nacional”, acrescentou Magalhães ao adiantar que uma das decisões da conferência já está tomada em relação aos governos de Jair Bolsonaro e de Gladson Cameli. “Seremos oposição”, disse o deputado ao informar que, na conferência do próximo sábado, serão também escolhidos os delegados estaduais que representarão o PC do B do Acre na conferência nacional a ser realizada no próximo dia 17, em São Paulo. Magalhães é membro do diretório nacional do PC do B e um dos fundadores do Partido no Estado.

Sobre ser oposição a governos que têm pouco mais de 60 dias de implantados, tanto em nível nacional como o local, Edvaldo Magalhães disse que não se pode querer que tais administrações já apresentem resultados em tão pouco tempo. Mas, segundo ele, “isso não impede que tenhamos uma lupa para ver as ações dos atuais governantes”.

Cúpula do PCdoB reunida no Acre em 2017/Foto: Reprodução

Dois assuntos de ordem nacional também serão debatidos na conferência de sábado: a Reforma da Previdência e a fusão do PC do B ao PPL (Partido Pátria Livre). A Reforma da Previdência proposta por Bolsonaro terá pelo menos um voto contra na bancada do Acre. Será o da deputada federal Perpétua Almeida, que voltou ao Congresso em 2018 depois de ter sido derrotada por Gladson Cameli nas eleições para o Senado, em 2014. Ela é a única voz da oposição em Brasília e no Acre.

Já a fusão com o PPL, o outro assunto do plano federal em pauta, é uma decisão que obedece exigência da legislação eleitoral para que o Partido consiga acessar os recursos do Fundo Partidário e garantir tempo de rádio e TV no horário eleitoral. É a aplicação da chamada cláusula de barreira ou de desempenho. A regra entrou em vigor este ano e por ela só terão acesso aos recursos do Fundo Partidário e à propaganda gratuita no rádio e na TV os partidos que obtiveram, nas eleições para a Câmara no ano passado, no mínimo, 1,5% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos nove estados do país, com um mínimo de 1% em cada um deles. Ou que elegeram um mínimo de nove deputados federais distribuídos também em pelo menos nove estados. Essas exigências aumentarão progressivamente até as eleições de 2026. Pelo menos outros três partidos negociam fusões ou incorporações com o mesmo objetivo. Estão nesse grupo a Rede, da ex-senadora Marina Silva, Patriota e PHS. No total, 14 legendas foram atingidas pela cláusula de desempenho.

O PCdoB elegeu nove deputados federais em sete estados e o PPL, um, na Bahia, mas os votos do partido satisfazem às exigências de 1,5 % dos votos. O PPL concorreu à Presidência da República com a candidatura do sociólogo João Goulart Filho e, para o PC do B, segundo Edvaldo Magalhães, não haverá inconveniência com a incorporação, já que o Partido manterá seu nome e seus símbolos, além de manter seu programa e sua forma de organização. “O PSL é um antigo aliado nosso na atuação do campo popular”, disse Magalhães ao se referir à origem do Partido a ser extinto, o MR-8, movimento de esquerda revolucionária cujo nome evoca a data de assassinato de Ernesto Che Guevara, em oito de outubro de 1968, na Bolívia.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost