O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), liderado pela presidente Rosana Nascimento, realizou uma manifestação em frente à Casa Civil contra um impedimento na Lei que não permite a contratação imediata de professores que estavam atuando na profissão. O movimento já fechou a Avenida Brasil e a rua Marechal Deodoro em Rio Branco, impedindo a passagem de veículos e ônibus, deixando o trânsito congestionado.
Os profissionais que fizeram o concurso em 2018 afirmam que se não houver um entendimento por parte do governo, irão fazer um boicote, impedindo o início do ano letivo.
Segundo o professor Jorge Neto, a busca “não é por algo impossível”. O desejo da classe é que seja cumprida a ordem das vagas no concurso. “Só queremos ser chamados. Mas, caso não ocorra isso, iremos tumultuar e impedir o início do ano letivo nas escolas”, enfatizou.
De acordo com Rosana “cerca de 5 mil professores estão desempregadas”, por conta do término dos contratos com a Secretaria de Educação.
Alguns manifestantes chegaram a um consenso sobre “pular o Carnaval” em frente à Casa Civil, caso Gladson Cameli não tome providências. “Vamos vir aqui pra frente e pular aqui o nosso Carnaval”, comentou um dos sindicalistas.