Rio Branco, Acre,


Mudança no leito do Rio Juruá poderá deixar Porto Walter e Marechal Thaumaturgo isolados

O prefeito Zezinho Barbary disse que apenas os barcos de pequeno porte estão indo para os municípios

Um fenômeno natural chamado de “mudança na morfologia de meandros do rio” tem causado consequências desagradáveis para os moradores de Porto Walter e Marechal Taumaturgo e para os ribeirinhos que moram ao longo do rio Juruá.

Com a mudança do leito do Rio Juruá e a seca da volta que fazia o afluente, a população dos municípios pode ficar sem acesso fluvial.

Balsa está parada há cerca de dez dias no Rio Juruá/Foto: ContilNet

Um morador do local, em entrevista ao ContilNet, disse que ao retornar de Porto Walter nesta sexta-feira (19), se deparou com o que os populares costumam chamar de “furo”.

“O rio cortou a volta que dava. A parte antiga está com pouca água e o novo curso está raso. As balsas que abastecem os municípios de combustíveis e alimentos não passam lá de jeito nenhum”, explicou.

O entrevistado disse ainda que uma balsa com combustível está parada há mais de uma semana no local, sem conseguir chegar ao município.

“O rio está baixando cerca de 5 cm por dia e a situação pode ficar cada vez pior”, disse.

Quando questionado sobre o que poderia resolver a situação, o morador respondeu que apenas uma escavadeira pode retirar a areia que está concentrada no meio do rio, impedindo a passagem da água.

O prefeito Zezinho Barbary, procurado pela nossa reportagem, informou que a situação é complexa e que já está buscando a ajuda do governo do estado para solucionar o problema. Barbary explicou ainda que apenas os barcos de pequeno porte estão indo para os municípios. As balsas que levam alimentação também estão impedidas de passar.

A secretária de Comunicação, Silvania Pinheiro, disse ao ContilNet que o governador Gladson Cameli estará enviando esta semana duas equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para fazer um estudo do fenômeno e tentar resolver o problema.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Últimas Notícias

Recomendado para você