Cameli diz que pedirá ao governo da Argentina que envie aviões de combate a incêndios

Em uma coletiva convocada pelo governador Gladson Cameli na manhã desta sexta-feira (23), no Palácio Rio Branco, foi anunciado o decreto de Situação de Emergência no estado devido às escassez de chuvas e baixo nível dos rios do estado.

O secretário de Meio Ambiente, Israel Milani, falou que a Secretaria tem trabalhado sobretudo com educação ambiental, para sensibilizar a população para que não faça queimadas. Ele afirmou que uma sala de situação será criada para que tome ações claras e efetivas para combater as queimadas. O secretário disse ainda que a fumaça vinda de outros estados e até de outros países tem prejudicado a saúde da população.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, Carlos Batista, disse que os comandantes dos Bombeiros de toda a Amazônia estão atuando em conjunto no combate aos focos de calor. Ele disse ainda que com o decreto, facilita a liberação de recursos para o Estado.

Já o governador disse que recebeu uma ligação do Ministro Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, dizendo que o presidente Jair Bolsonaro também vai decretar emergência nacional por conta das queimadas. Cameli disse ainda que não vai misturar a política do agronegócio com a questão das queimadas e que deixou determinado que todos os órgãos do governo usem todos os mecanismos possíveis para combater qualquer tipo de irregularidade, que é para cumprir tudo que está no código florestal.

Gladson disse ainda que vai pedir ao governo da Argentina, que se colocou a disposição, para que enviem aviões de combate aos incêndios.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost