Gladson alfineta presidente da França: ‘Problemas daqui somos nós quem cuidamos’

De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre o dia 1 de janeiro e 18 de agosto deste ano o Acre registrou um aumento de 176% no número de queimadas em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o país, foram registrados 71.497 queimadas contra 39.194 no ano anterior, um aumento de 82%.

Governador Gladson Cameli/Foto: Divulgação/Governo do Estado

Em coletiva dada pelo governador na última sexta-feira (23) para anunciar o decreto de Situação de Emergência no estado, Cameli disse que apesar do aumento dos números, o estado é responsável por apenas 3,5% do total das queimadas do país, registradas pelos satélites. Gladson disse que já solicitou que seja feito um levantamento com comparações em números de queimadas com as gestões anteriores. “Quero comparado o meu governo com os outros. Eu sou o primeiro a querer ver”, disse.

Ainda durante seu pronunciamento, o governador disse que não quer fazer a atual situação da Amazônia, em especial do Acre, um caso político, mas pediu que os números sejam analisados com cautela e confirma seu discurso de que o agronegócio é o caminho para o desenvolvimento. “Fui para um evento na Colômbia com vários governadores e todos estão com um único discurso: um agronegócio sustentável. Eu gostei muito da resposta do presidente da República, que o presidente da França não tem que estar se metendo aqui, ele tem que cuidar dos problemas dele, aqui quem cuida somos nós”.

Entenda

Na manhã de sexta-feira (23), o presidente da França Emmanuel Macron havia anunciado que a França vai se opor ao acordo de livre comércio entre União Europeia e o Mercosul. “Dada a atitude do Brasil nas últimas semanas, o presidente da República só pode constatar que o presidente Bolsonaro mentiu para ele na cúpula (do G20) de Osaka. O presidente Bolsonaro decidiu não respeitar seus compromissos climáticos nem se comprometer com a biodiversidade”, declarou.

No mesmo dia, através de uma postagem no twitter, Bolsonaro rebateu o presidente francês. “Lamento a posição de um chefe de Estado, como o da França, se dirigir ao PR brasileiro como ‘mentiroso’. Não somos nós que divulgamos fotos do século passado para potencializar o ódio contra o Brasil por mera vaidade. Nosso país, verde e amarelo, mora no coração de todo o mundo”, disse o presidente brasileiro pela rede social.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost