25 de abril de 2024

Hospital no Alto Acre que tem nome do pai de Tião Viana vai ser ‘rebatizado’

Um Decreto assinado pelo atual governador do Acre, Gladson Cameli, faz com que com o antigo Hospital de Clinicas Raimundo Chaar, volta a funcionar a pleno vapor na fronteira do Acre. O atual, batizado pelo ex-governador  Tião Viana, onde homenageia seu falecido pai, Wildy Viana, deixará de existir.

Em tempo, desde sua desastrosa inauguração que foi dividida em partes, mal funcionando e ainda faltando partes a serem entregues, sempre gerou discussão sobre o nome e a falta de responsabilidade jurídica, começando pela falta de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica –CNPJ, o que vinha impossibilitando o registro no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – SCNES, o oque impedia o processamento das produções ambulatoriais e hospitalares no Sistema de Informação Hospital – SIH, ligados ao Sistema Único de Saúde – SUS.

Com a falta desses registros, alguns serviços que vinham sendo exigidos e indicados pela Assembleia Legislativa do Acre – ALEAC, como também da hemodiálise, fazendo com que os municípios que circundam o hospital, disponibilizem veículos para transladar pacientes à Capital, onerando os cofres públicos e serviços de terapia intensiva.

O antigo hospital Raimundo Chaar, que ainda tem o CNPJ ativo, vinha funcionando paralelamente com administração, segurança, lavanderia, SAMU e cozinha, causando despesas extras aos cofres públicos, além de outros serviços.

Em conversa com a Porta Voz do Governo do Acre, Mirla Miranda, disse que houve um clamor popular para que se mantivesse o antigo nome do hospital e assim foi acatado pelo governador Gladson Cameli. O Decreto nº 3.689 de 12 de agosto de 2019, anula o Decreto nº 12.423 de 5 de novembro de 2018, assinado pelo ex-governador Tião Viana.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost