Jesus Sérgio realiza audiência sobre Projeto Amazônia Integrada Sustentável

Por solicitação do mandato deputado federal Jesus Sérgio, a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia realizou esta semana, uma audiência pública que debateu o Projeto Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), que pretende implantar infraestrutura de telecomunicações nas regiões Norte e Nordeste.

A instabilidade do serviço de banda larga na região Norte e a pouca abrangência acabam dificultando o acesso da população à internet, e é justamente essa realidade que o PAIS corrigirá, já que é um programa gigantesco para conectar a região amazônica com mais de 6 mil km de fibra óptica, com maior capacidade de interiorizar os serviços de internet e telefonia móvel.

O PAIS implantará um sistema óptico de alta capacidade para integração da Amazônia, uma vez que a criação do cinturão óptico unirá o Oceano Atlântico ao Pacífico.

A implementação do PAIS trará muitos benefícios para a região, pois inserirá fibra óptica numa rota sub-fluvial, ou seja, os cabos estarão no curso dos rios, levando tecnologia aos municípios isolados do Norte.

“No Acre a qualidade de serviços de banda larga é muito ruim, há comunidades que sequer tem sinal de telefone, o acarreta numa exclusão digital, há uma grande deficiência neste setor, por isso, trouxemos o debate para a Comissão da Amazônia, pois queremos novas tecnologias para resolver o problema de internet dos municípios do nosso Estado”, afirmou Jesus Sérgio.

A implementação do PAIS trará muitos benefícios para a região/ Foto: Ascom

O projeto foi desenhado para ter a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), e o Nelson Simões, diretor da RNP, participou da audiência e afirmou que o objetivo do projeto é levar infraestrutura de fibra óptica em parceria com provedores regionais e o setor elétrico.

“Nós queremos levar o desenvolvimento para 1500 localidades do Brasil, queremos agregar valor aos municípios brasileiros e interiorizar o acesso à internet”, afirmou o diretor da RNP.

Vítor Menezes, secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações esteve presente na audiência e destacou as políticas públicas do Ministério para inclusão digital e a expansão do acesso à internet.

Participaram ainda da audiência Bráulio Gabriel Gusmão, Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça; Alexandre Mathias Pedro, Coordenador-Geral de Tecnologias e Inovação da Secretaria de Educação Básica-SEB, do Ministério da Educação.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Jesus Sérgio realiza audiência sobre Projeto Amazônia Integrada Sustentável