26 de abril de 2024

Começando um negócio do zero e sem dinheiro! Pode isso?

A grande verdade é que a maioria das grandes empresas que conhecemos hoje, começaram seus negócios do zero, com pouco ou nenhum dinheiro, apenas, ideias, dedicação e um pouco de estratégia. O correto a se pensar é que todo negócio inicia sem dinheiro. Como poderia um negócio render sem ter sido iniciado? por mais que um sócio tenha feito um grande aporte, isso sugere um investimento de risco alto, visto que o produto não foi ainda minimamente testado.

Pegar um empréstimo ou conseguir um sócio investidor, são algumas opções para transformar as ideias em negócios de fato. Mas não são as únicas.

Atire a primeira pedra o empreendedor que nunca teve uma ideia, se empolgou demais e quis lançá-la o mais rápido possível no mercado. Mas nessa hora a razão tem que sobressair a emoção, o pensamento tem que ser frio e calculista, é preciso validar a ideia antes de investir muito dinheiro nela. A introdução desse conceito, pode ser o primeiro grande desafio de um empreendedor.

MVP- MÍNIMO PRODUTO VIÁVEL

Um MVP (Minimum Viable Product) é o projeto mínimo possível. Construir um MVP, significa utilizar a versão mais simples e enxuta do negócio, empregando menos recursos de tempo e dinheiro para agregar valor à sua ideia.

A minha empresa, por exemplo, começou dentro do escritório do meu esposo, com os clientes do escritório. Por quase dois anos testamos os conceitos que tínhamos, fizemos negociações reais, validamos algumas ideias e “pivotamos” outras. Ajustamos o máximo possível, isso já nos proporcionou um crescimento mais orgânico, e então decidimos investir para ter maior escalabilidade.

Muitas das maiores empresas do país levaram muito a sério esses conceitos. O Facebook, por exemplo, começou como uma plataforma para que universitários norte-americanos e Amazon, começou vendendo apenas livros. A aceitação do público, levou os sócios a investirem mais dinheiro para o crescimento do negócio.

Dicas para a construção do MVP

Tenha uma equipe. Mais de um cabeça pensando sobre o negócio aumenta muito as chances de acerto. Envolva se possível pessoas que entendem de negócios, de produtos, de vendas, de clientes. Se não for possível, trabalhe com o que você tem, envolva a família, os amigos. Busque diferentes pontos de vista sobre o seu produto.

Definir bem seu produto é fundamental, você o conhece melhor que ninguém, trace as características do seu produto, para que se torne mais fácil apresentá-lo para o mercado. As definições te ajudam a planejar e executar as melhores estratégias.

Crie os perfis dos clientes ideais, como diz o ditado “nem água é para todos!”. Saiba qual o público que você pretende atingir. Formule as hipóteses e trabalhe para confirmá-las ou excluí-las.

Só gaste seu dinheiro com o que for indispensável para o funcionamento do MVP, quando pensar em fazer um investimento por menor que possa parecer, pergunte-se: Eu preciso disso para começar? Não há uma forma mais barata de eu conseguir executar isso? Se eu tivesse essa opção, como eu faria?

Trabalhe com metas. Onde você pretende chegar? Em quanto tempo você desejar ter esse resultado? Planeje e viva seu negócio como se estivesse em um jogo que precisa cumprir todas as fases e etapas. Comece pelos desafios que você tem que superar, o que você precisa fazer pra solucionar isso? Hoje? amanhã? Em um ano? Foque nas metas a curto prazo, é o que você planta no dia-a-dia que vai te fazer ter farta colheita no futuro.

Trabalhe por um MVP funcional, que te permita fazer negócios reais. Você deve ter os menores custos com a maior eficiência possível.

NUNCA FOI SÓ BATOM

O Nunca foi só batom é um projeto que ajuda mulheres a formatarem seu modelo de negócio através de uma metodologia prática e dinâmica. Em alusão ao outubro rosa, foi realizado o 1º MEETUP NUNCA FOI SÓ BATOM, com a participação da Dra Thaysa Vilela numa roda de conversa sobre saúde da mulher. O Happy Hour aconteceu na ultima sexta-feira no Café Mustache.

No dia 1 de novembro acontecerá mais uma edição da oficina, na sede do Sebrae. Siga as redes sociais e fique por dentro desse movimento @NUNCAFOISOBATOM.

DEIXA EU CONTAR SUA HISTÓRIA

Interage Comigo! Se você tem um história bacana que envolve o seu empreendimento, me conta!

Faça um sugestão, eu adoraria saber o que você gostaria de ver por aqui! @ASFCAROL.

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