26 de abril de 2024

Mulheres têm atendimento gratuito em clínicas de ensino da Uninorte

Cuidar da própria saúde deve ser a prioridade na vida de toda mulher. Realizar exames periódicos, deixando de lado qualquer tabu ou vergonha, pode evitar problemas futuros, como o câncer de mama, segundo tipo mais comum entre mulheres e também o mais letal, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou, em 2018, mais de 59 mil novos registros da doença. O câncer de mama tem cura, mas é preciso estar atenta aos sinais do próprio corpo e se prevenir para que a estatística de cura da doença seja maior.

Este mês foi o escolhido para intensificar a campanha de conscientização, “Outubro Rosa”, que visa de alertar mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Realizar o autoexame da mama é o primeiro passo no combate à doença, além de ajudar a mulher a conhecer o próprio corpo. Ao notar alguma mudança é necessário procurar um médico a fim de realizar os procedimentos necessários, como a mamografia, exame não invasivo que captura imagens dos seios com o mamógrafo.

Na capital acreana, os serviços de saúde à mulher podem ser encontrados em unidades de saúde como a Centro de Controle Oncológico (Cecon) e o Hospital de Amor. O Centro Universitário Uninorte também oferece, gratuitamente, outros serviços de saúde à mulher em suas Clínicas de Ensino de Enfermagem e Fisioterapia.

Clínica de Ensino de Enfermagem

Dentre os serviços oferecidos estão o preventivo de Câncer de Colo de Útero e exame ginecológico. Outro atendimento importante é o acompanhamento de gestantes, tanto funcionárias da instituição quanto comunidade. “Fazemos o pré-natal, acompanhamos o decorrer da gestação e damos orientações”, explica a coordenadora do curso de enfermagem Midiã Barbosa Figueiredo.

Especialmente no mês de outubro, a clínica oferecerá exames de mamografia, em parceria com o Hospital de Amor. A data ainda será divulgada nas redes socias da instituição e também no site www.uninorteac.edu.br.

Clínica de Ensino de Fisioterapia

Na Clínica, além dos serviços nas áreas de neurologia e ortopedia, são realizados atendimentos voltados para a saúde pélvica da mulher, como tratamento de incontinências femininas, disfunções sexuais, cuidados para gestante – com preparo para o parto e pós-parto. A ideia é oferecer ainda mais qualidade de vida.

Como receber o atendimento?

Na Clínica de Enfermagem é necessário agendar o serviço por meio do telefone (68) 3302-7083 ou presencialmente na Clínica, localizada no bloco D, portando RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de endereço com CEP. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 7h às 13h e das 15h às 21h.

Já na Clínica de Fisioterapia, os interessados devem ir até o local, localizado no bloco F da Uninorte, na Alameda Alemanha, 200 – Bairro Jardim Europa, portando RG, CPF e encaminhamento médico, para efetuar cadastro. O horário de atendimento é das 7h às 21h, de segunda a sexta, e aos sábados das 7h às 13h30. Telefone para contato: 99989-1612.

O atendimento gratuito das duas clínicas é realizado por acadêmicos, que se preparam desde o primeiro período da faculdade, com orientação de professores.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost