25 de abril de 2024

Tem parlamentar acreano sem dormir com medo do desfecho das candidaturas laranjas

Perdendo o sono

Tem parlamentar acreano e membro de executiva partidária perdendo o sono com a informação de que a investigação pode desembarcar por aqui. Uma investigação de anos anteriores vai pegar muita gente. Essa prática de registrar candidaturas femininas apenas para compor os 30% exigidos em lei e o recebimento de recursos para o fortalecimento dessas candidaturas era comum.

Fake News

Chegou a circular pelas redes sociais a informação de que o deputado federal Alan Rick (DEM) estaria sendo investigado com relação a candidaturas laranja. A foto da esposa do parlamentar foi postada. A informação não procede, Michele Miranda até foi registrada como candidata a deputada estadual, mas, como consta no site do Tribunal Regional Eleitoral, ela desistiu de concorrer.

Combate a fake News

Provedores de internet poderão ser processados. Projeto que tramita no Senado autoriza a apresentação de ação civil pública contra provedores de internet que permitirem a divulgação de notícias falsas que atinjam interesses da coletividade.

Recado dado

O governador Gladson Cameli segue bem alinhado com seu chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade. “Homem de minha extrema confiança”, diz.

Alinhamento

A coluna já vinha adiantando o alinhamento de Ribamar com o Palácio Rio Branco e com a base de deputados. O staff parece ter passado pela aquela fase de adaptação normal em qualquer mudança com quebras de paradigmas. Quem não se afinou pulou fora.

Sendo usado

O deputado Roberto Duarte (MDB) disse à colunista que não é inimigo do governador Gladson Cameli, e que de pelo menos 16 projetos de interesse do governo que passaram pela Aleac, só votou contra em dois.

Cardápio

O grupo de empresários do setor alimentar está tendo dificuldades de inserir no cardápio previsto para o ano que vem, na merenda escolar, a nossa famosa galinha caipira. Esse comportamento vai de encontro ao que prega o governador Gladson Cameli de incentivar e priorizar o que é da terra.

Setor contemplado

O setor de confecções está se sentindo contemplado com o projeto de fardamento instituído pelo governo. Segundo o presidente da categoria, Abrahãozinho, a ideia é fortalecer ainda mais os empresários. Um calendário de encontros está sendo agendado com o Palácio Rio Branco.

Fortalecimento

Algumas figuras da Frente Popular do Acre tentam se fortalecer através das eleições escolares previstas para esse final de ano. É pela educação que o partido dos trabalhadores, principalmente, busca voltar ao poder. A estratégia está na mira do Palácio Rio Branco.

Liberado

Está batido o martelo, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) recebe 20 milhões de dólares para a revitalização e recuperação do Igarapé São Francisco. O recurso entra nos cofres públicos e as obras serão iniciadas ano que vem. Serão dois anos de serviços na região que abrange desde o Distrito Industrial até a parte alta da cidade.

Bittar foi fundamental

O senador Marcio Bittar foi fundamental na aquisição e liberação dos recursos para o Igarapé São Francisco. A obra ambiental será um dos grandes empreendimentos com DNA do governo Gladson Cameli. Israel Milani destacou o nome do governador nas investidas junto ao governo federal para liberação dos recursos. O projeto já foi apresentado.

Sorrisão

O secretário do Meio Ambiente, Israel Milani, que é um dos que mais se destaca no atual governo, anda com um sorriso de uma orelha e a outra com a notícias da liberação desses recursos.

Amnésia

O deputado Jonas Lima (PT) parece sofrer de amnésia quando tenta aconselhar o presidente da Aleac, Nicolau Júnior, a não ceder na questão do desarquivamento da LDO. Ele votava fielmente em todos os projetos de lei que chegavam na gestão da FPA. Dois pesos e duas medidas, Lima?

Maria Alice

A executiva do MDB não confirma as ilações referentes a secretária Maria Alice, do planejamento e gestão. Más línguas afirmam que ela está sendo convidada a deixar a pasta como represália às brigas entre o governo e o partido.

Gringos no Acre

Campanha internacional lançada pela secretária Eliane Sinhasique prevê o desembarque de gringos no Acre. Nossas florestas são apresentadas como grande atrativo no material de marketing. Poucos sabem, mas, os rituais do Santo Daime atraem centenas de turistas todos os anos em Rio Branco e no Juruá.

Festival

Outra cultura forte, a dos indígenas, também atrai turistas durante todo o ano. O indígena Biraci Jr Yawanawa comanda o Festival Yawanwa que ocorrerá entre o dia 25 a 30 de outubro. A Festividade tem como objetivo mostrar a Cultura, a união, a religiosidade, alegria e a manifestação da arte local.

Juntos na estrada

Depois de uns dias andando por caminhos diferentes, o vice-governador Major Rocha e a deputada federal Mara, sua irmã, estarão juntos em uma agenda positiva do partido pelo Juruá. O deputado Luiz Gonzaga comanda a caravana.

Mailza quer o fim da fraude

A senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) quer o fim da farra de candidaturas-laranjas para mulheres. Um projeto de lei apresentado no Senado fecha o cerco contra a prática em todo o país. Mailza foi destaque nacional pela proposta.


Cabeça de burro

Parece que enterraram uma cabeça de burro na obra do Anel Viário do Alto Acre. Na quinta, mais uma vez o secretário Thiago Caetano, acompanhado da senadora Mailza Gomes, foram tentar destravar o início das obras.

Diário Oficial

Chega a informação à coluna de que uma rápida pesquisa no Diário Oficial nas licitações publicadas poderá apontar a relação de alguns deputados que eram fiéis à Frente Popular do Acre e, que hoje, sentam na mesma mesa da base do Palácio Rio Branco.

Deputado Calegário votou à favor da LDO/Foto: ContilNet

Décimo sétimo

Não se admirem se o deputado Calegário anunciar que faz parte da base governistas nos próximos dias. Investidas nesse sentido vem sendo feitas e as conversas, como a coluna adiantou, estão avançadas. Calegário votou pelo desarquivamento da LDO. O caminho do deputado que está sem partido pode ser o Solidariedade. O parlamentar faz mistério.

Fronteira vigiada

A emenda destina R$ 189 milhões do Comando do Exército para implantação do sistema, com ênfase nas fronteiras da região norte do Brasil foi comemorada por deputados que representam o setor. A deputada Mara Rocha se manifestou publicamente sobre o assunto, afirmando que o combate ao tráfico nas fronteiras, certamente vai diminuir a violência nas cidades,” explicou a parlamentar tucana.

Hipocampo

Alguns parlamentares da Frente Popular estão sofrendo de memória curta, função que fica armazenada no hipocampo do cérebro. Zen (PT), por exemplo, esquece nenhum governador, em 20 anos das gestões petistas, baixaram a alíquota.

Inconstitucional

O deputado Daniel Zen é muito bem articulado, mas também errou ao apresentar um projeto de lei que trata questões tributárias. Isso é competência do executivo. A propósito isso não poderia nem ter passado pelas comissões.

Em Brasília

O secretário Israel Milani participou de um encontro para efetivação da doação e a transferência da área da Gleba Afluente e da Floresta Estadual do Antimary para o Estado. Segundo o secretário, com esse termo pode-se implantar definitivamente a Floresta Estadual do Afluente e destinar uma área para regularização das terras para assentamento.

Motivação do capeta

A senhora Denilza Florentino da Conceição, 40 anos, trabalhadora rural, portadora de um determinado grau de deficiência física e moradora da Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, teve sua casa e o paiol incendiados criminosamente. Que motivação um cidadão teria para cometer um delito dessa natureza?

Agindo rápido

A Polícia Civil de Xapuri já comprovou a origem criminosa do incêndio e já identificou a autoria do delito. De acordo com o delegado Alex Danny todas as diligências foram feitas e os procedimentos criminais já estão sendo tomados. Testemunhas estão sendo ouvidas e o pedido de prisão preventiva do suspeito será pedida à justiça.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost