25 de abril de 2024

Covid-19: autópsias encontram coágulos em quase todos os órgãos

De acordo com um estudo publicado na revista científica The Lancet, o coronavírus pode ser responsável por coágulos em quase todos os órgãos do corpo.

Descrita inicialmente como uma doença pulmonar, vários pesquisadores acreditam que a infecção é, na verdade, vascular: porém, até o momento, os trombos não haviam sido observados fora das grandes artérias e em alguns órgãos como coração, pulmão, cérebro e pele.

Amy Rapkiewicz, responsável pelo estudo, considera a descoberta “dramática. “O que esperávamos encontrar nos pulmões, encontramos em quase todos os outros órgãos”, diz, em entrevista à CNN americana.

A pesquisa também encontrou células da medula óssea (megacariócitos) no coração, rins, fígado e outros órgãos — estas células não costumam circular fora dos óssos e pulmões. “Principalmente no coração, os megacariócitos produzem plaquetas que estão intimamente ligadas com a coagulação sanguínea“, diz a pesquisadora.

Os próximos passos da pesquisa pretendem determinar qual é a conexão entre a presença destas células de medula óssea fora dos locais comuns e a coagulação de pequenos vasos sanguíneos ligada ao coronavírus.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost