25 de abril de 2024

Covid-19: Medicamentos contra artrite melhoram pacientes graves, diz estudo

LONDRES — O tratamento de pacientes graves com Covid-19 com dois medicamentos usados contra artrite mostrou melhora significativa nas taxas de sobrevivência e reduziu o tempo de internação na UTI, segundo estudo multinacional divulgado nesta quinta-feira.

Os resultados, que ainda não foram revisados ​​por pares, mostraram que dois medicamentos imunossupressores — tocilizumabe (também conhecido como Actemra, da farmacêutica Roche), e sarilumabe (ou Kevzara, da Sanofi) — reduziram as taxas de mortalidade em 8,5 pontos percentuais entre os pacientes hospitalizados em estado grave. O Actemra está disponível no Brasil, aprovado pela Anvisa para o tratamento de artrite reumatoide juvenil.

Isso significaria que para cada 12 pacientes tratados com uma das duas drogas, uma vida extra seria salva, disse Anthony Gordon, professor de anestesia e cuidados intensivos do Imperial College, que co-liderou o estudo.

Os dados, de cerca de 800 pacientes graves com Covid-19 envolvidos em um estudo internacional conhecido como REMAP-CAP, mostraram que os dois medicamentos reduziram as taxas de mortalidade de 35,8% em um grupo de controle para 27,3% entre os pacientes que receberam tocilizumabe ou sarilumabe.

“Essa é uma grande mudança para a sobrevivência”, disse Gordon. “As duas são drogas que salvam vidas.”

Os resultados também mostraram que, em média, os pacientes tratados com tocilizumabe/Actemra ou sarilumabe/Kevzara se recuperaram mais rapidamente e puderam receber alta das unidades de terapia intensiva cerca de sete a 10 dias antes do que aqueles que não receberam esses medicamentos, disse Gordon.

“Isso … pode ter implicações imediatas para os pacientes mais doentes com COVID-19”, acrescentou ele. “Estamos vendo o benefício real em termos de sobrevivência e recuperação mais rápida.”

Até agora, os resultados para os medicamentos — ambos conhecidos como antagonistas do receptor de IL-6 — em estudos de tratamento em pacientes foram misturados.

A Sanofi disse em setembro que o Kevzara — que produz com o parceiro Regeneron — falhou em cumprir os objetivos principais de um estudo nos EUA que o testou em pacientes com Covid-19 em estado crítico.

Em novembro, a Roche disse que a pesquisa mostrou que o Actemra ajudou os pacientes mais graves da doença, mas não ficou claro se isso mantinha as pessoas vivas ou diminuía o tempo que precisavam de suporte de terapia intensiva, como ventilação mecânica, ou ambos.

Gordon observou na quinta-feira que os estudos anteriores não encontraram nenhum benefício claro, mas disse que esses testes incluíram pacientes menos graves e começaram o tratamento em diferentes estágios do curso da doença.

“Uma diferença crucial pode ser que, em nosso estudo, os pacientes criticamente enfermos foram inscritos dentro de 24 horas após o início do suporte de órgãos”, disse ele. “Isso destaca uma janela potencial inicial para o tratamento, onde os pacientes mais enfermos podem se beneficiar ao máximo com o tratamento de modulação imunológica.”

Os dados do teste de quinta-feira ainda não foram revisados ​​por pares, mas foram publicados online no site da medRxiv.

Os dados aumentarão a confiança de que alguns medicamentos existentes poderiam ser reaproveitados para ajudar no tratamento da doença que matou mais de 1,87 milhão de pessoas e destruiu as economias globais.

As empresas farmacêuticas têm vasculhado seus portfólios existentes em busca de possíveis terapias. Até agora, o esteróide genérico dexametasona e o remdesivir (antiviral da Gilead) foram aprovados para o tratamento de pacientes com sintomas graves. Segundo o jornal britânico “The Guardian”, tanto o tocilizumabe quanto o sarilumabe são muito mais caros que a dexametasona. No entanto, Gordon disse que as terapias ainda eram válidas em termos de custo, dadas as vidas que salvariam e o impacto no tempo gasto na terapia intensiva.

Os Estados Unidos também autorizaram o uso emergencial de alguns medicamentos com anticorpos para pacientes de Covid-19 não hospitalizados.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost